A União Europeia aplicou uma multa bilionária ao Google de € 1,49 bilhão de euros por práticas abusivas no AdSense. A punição já era esperada e se torna, assim, a terceira punição dos europeus contra a gigante. Nesta ocasião, a comissária da UE, Margrethe Vestager anunciou que a empresa terá que pagar quase € 1,5 bilhão de euros por práticas anticoncorrenciais relacionadas ao seu serviço de publicidade do AdSense.
Eles alegam que o Google abusou de seu domínio de mercado ao impor uma série de cláusulas restritivas em contratos com sites de terceiros. Essas imposições impediam que os rivais do Google colocassem seus anúncios de busca nesses sites.
No início, havia rumores de que a multa poderia chegar a um máximo de € 11,4 bilhões de euros (10% do último volume de negócios global da empresa-mãe do Google). Como podemos ver, esse número foi muito menor.
Esta multa é anunciada apenas algumas horas depois de o Google anunciar que permitirá que usuários europeus do Android escolham o navegador e o mecanismo de busca.
Multas consecutivas
Este caso, em particular, tem a ver com a pesquisa da UE sobre o AdSense, um serviço do Google que permite obter renda em troca de publicidade on-line. Os reguladores investigaram se esses contratos de publicidade do Google estavam injustamente examinando a concorrência.
Vestager afirma: o Google consolidou seu domínio em anúncios de busca on-line e se protegeu da pressão competitiva ao impor restrições contratuais anticompetitivas em sites de terceiros.
A comissária esclarece que esses tipos de práticas são “ilegais sob as regras antitruste da UE”. Por meio de um tweet, Vestager acrescentou que o Google “não deveria fazê-lo”, porque “nega opções, produtos inovadores e preços justos aos consumidores“. Das três multas multimilionárias que o Google recebeu nos últimos anos, essa é a menor quantia.
Lembramos que a empresa americana enfrentou uma multa de € 2,43 bilhões de euros para o Google Shopping e € 4,34 bilhões de euros para o Android e sua posição dominante no mercado.
Como em ocasiões anteriores, imaginamos que o Google recorrerá dessa decisão novamente perante a Justiça Européia. Kent Walker, (vice-presidente sênior de Assuntos Globais e Consultor Geral da Google), diz que nos próximos meses veremos mudanças para “dar maior visibilidade a seus concorrentes na Europa”:
Sempre concordamos que mercados saudáveis e competitivos são algo que interessa a todos nós, fizemos muitas mudanças em nossos produtos para atender às preocupações da Comissão Européia, nos próximos meses, vamos realizar novas atualizações para dar maior visibilidade aos nossos concorrentes na Europa.