Google recusa pedido da Meta para usar a Play Store no Quest VR

3 tendências que norteiam os ataques de DDoS Tsunami na web em 2023

O Google recusou o pedido da Meta para trazer a Play Store para o Quest VR. O Meta Quest é o produto que percorreu o caminho mais longo para levar a RV às massas, em parte porque possui uma biblioteca considerável de aplicativos e jogos disponíveis. Mas, a certa altura, Meta pediu ao Google que trouxesse a Play Store para a Quest para expandir ainda mais essa biblioteca, mas o Google recusou.

O CTO da Meta, Andrew Bosworth, organizou recentemente uma sessão AMA no Instagram, onde respondeu a perguntas da comunidade sobre o Quest VR, e incluiu bastante discussão sobre aplicativos 2D Android no Quest 3. A partir de agora, o Meta ainda executa todo o seu Experiência VR em cima de uma versão fortemente modificada do Android e, por sua vez, suporta a instalação de aplicativos Android. Mas, oficialmente, há apenas um número muito pequeno de aplicativos Android disponíveis para download.

Em teoria, não deveria demorar muito para trazer mais aplicativos para a Quest, e a Meta aparentemente, a certa altura, pediu diretamente a ajuda do Google para fazer isso. Bosworth explicou na sessão AMA que portar aplicativos Android para a Quest não é o problema principal, pois os desenvolvedores podem modificar os aplicativos existentes para rodar na Quest.

Em vez disso, é a distribuição, e é por isso que Meta pediu ao Google para trazer a Play Store para a Quest. Mas o Google “não queria fazer isso”. Provavelmente há muito mais nos bastidores dessa história, mas é surpreendente o suficiente que Meta tenha solicitado isso diretamente.

Google recusa pedido da Meta para usar a Play Store no Quest VR

Google recusa pedido da Meta para usar a Play Store no Quest VR

Bosworth disse (transcrito):

Não há nada que impeça os desenvolvedores Android que possuem um APK em execução em telefones Android hoje de trazê-lo para a RV. Eles só precisam nos enviar o APK e pode haver algumas pequenas modificações em como eles desejam que o esquema de controle funcione, mas pode nem ser necessário. Não temos como ingeri-los automaticamente.

Adoraríamos que o Google trouxesse sua Play Store de aplicativos para VR. Nós pedimos a eles, eles não queriam fazer isso, então cabe aos desenvolvedores fazer isso.

Notavelmente, a Play Store esteve disponível em VR por um breve período, quando o Google Daydream estava disponível. No entanto, essa plataforma de VR baseada em Android e sua Play Store já foram encerradas há muito tempo.

O Meta Quest 3 com sua base Android já está disponível, a partir de US$ 499.

Fonte