Greve dos roteiristas de Hollywood prejudicará o pipeline de conteúdo do Apple TV+ e outros serviços de streaming

greve-dos-roteiristas-de-hollywood-prejudicara-o-pipeline-de-conteudo-do-apple-tv-e-outros-servicos-de-streaming

Todos os escritores sindicais de Hollywood estão oficialmente em greve. Isso porque o Writer’s Guild of America não conseguiu fechar um novo acordo com os estúdios de Hollywood antes do prazo de 1º de maio, e o contrato sindical anterior expirou. E, essa greve dos roteiristas prejudicará o pipeline de conteúdo do Apple TV+ e outros serviços de streaming.

Fontes da indústria indicam que um acordo está bastante distante, o que sugere que a greve pode durar muitos meses. Isso representa um problema downstream para o pipeline de conteúdo de serviços de streaming como o Apple TV+, por exemplo.

Greve de roteiristas pode afetar o pipeline de conteúdo do Apple TV+ e outros serviços de streaming

Em nome de seus membros, o Writer’s Guild of America está lutando por melhores termos, como salário base mais alto, resíduos mais altos para conteúdo de streaming, número mínimo de escritores na equipe para programas e muito mais. A WGA está negociando oficialmente com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que representa os estúdios de Hollywood, incluindo streamers como a Apple) desde março. Mas os dois lados não conseguiram chegar a um novo acordo, daí a greve.

Uma greve significa que os escritores não podem trabalhar, em qualquer capacidade. Isso interrompe o progresso em qualquer programa de TV e filme em desenvolvimento. Os estúdios estavam correndo para terminar o maior número possível de roteiros até 1º de maio, já que a maioria das pessoas esperava que uma greve acontecesse.

Mas se a greve continuar por um período prolongado, esse canal de conteúdo vai gradualmente secar. De fato, alguns observadores da indústria estão prevendo que pode levar mais de três meses para eles fecharem um acordo. A greve dos roteiristas de 2007 durou quatro meses, por exemplo.

Streamers como o Apple TV+ serão forçados a estender seus cronogramas de lançamento de novos títulos. O Apple TV+ tem aproximadamente 30 projetos concluídos conhecidos e cerca de uma dúzia atualmente em produção. O streamer estreou recentemente cerca de cinco novos títulos por mês. Nesse ritmo, seu estoque de conteúdo acabaria em cerca de oito meses.

Em resposta à greve, a Apple provavelmente terá que desacelerar seu número planejado de lançamentos no futuro previsível, para estender o que tem na lata por um período mais longo.

Como a abrangência do WGA é limitada a Hollywood, uma solução para essas redes famintas por conteúdo é o mercado internacional. A Netflix está bem posicionada aqui com uma grande base internacional. Podemos ver a Apple acelerar sua expansão em séries internacionais para preencher as lacunas em sua programação.

A Apple, por sua vez, precisa de mais conteúdo para atrair assinantes para o TV+, que ainda está em fase de crescimento. Uma greve de roteiristas é um obstáculo para esse fim, tendo apenas recentemente se recuperado totalmente dos impactos do COVID-19 na produção e na produção de conteúdo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile