Mudando para um sistema de janelas avançado, o GTK4 remodelou a maneira tradicional de transferência de dados entre os aplicativos.
Matthias Clasen, mantenedor da equipe principal, mencionou em seu post de blog mais recente que o GDK está sendo revisado para dar suporte à API Wayland, substituindo o X11 mais antigo. Portanto, o GTK4 inclui um novo método para lidar com a transferência de qualquer tipo de dados entre o processo.
GTK4 pretende modernizar transferência de dados
O GTK4 é um kit de ferramentas orientado a objetos que é usado para criar GUI (interface gráfica) para aplicativos, ambientes de desktop e outras ferramentas que podem ser executadas em várias plataformas, como Linux, Windows e macOS.
Por outro lado, o GDK é uma biblioteca de baixo nível no GTK que atua como uma interface entre o servidor de exibição e a biblioteca GTK. Por exemplo, ele permite coisas básicas, como a funcionalidade de arrastar e soltar.
Porém, as APIs do GDK são baseadas no protocolo do servidor de exibição X11. Dessa maneira, isso limita a transferência de dados se o aplicativo final de recebimento não suportar o mesmo formato de dados.
Portanto, a equipe do GTK4 introduziu uma API, conhecida como GdkContentFormats object, que conterá uma lista de formatos para corresponder e identificar o tipo de dados no caso de uma transferência de dados entre aplicativos.
Para converter o formato de dados incompatível, o GTK4 também inclui as APIs GdkContentSerializer e GdkContentDeserializer. Assim, elas mudarão os GTypes em tipos de dados MIME e vice-versa.
Além disso, o GTK4 reestrutura a operação de copiar/colar e arrastar/soltar para dar suporte à sua implementação em plataformas cruzadas usando novas APIs.
Fonte: Fossbytes
Leia também:
KDE Plasma 5.18 traz melhor integração de aplicativos GTK/GNOME
LibreOffice 6.4 virá com caixas de diálogo GTK nativas no Linux