No sábado passado, o popular grupo de hackers OurMine sequestrou as contas oficiais do Twitter do FC Barcelona, das Olimpíadas e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Esta é a segunda vez que o FC Barcelona perde o controle de sua conta. Em 2017, a equipe espanhola teve suas contas no Facebook e no Twitter desfiguradas pelo mesmo grupo de hackers.
https://twitter.com/ManUtd_HQ/status/1228748183158824960
Hackers invadem as contas do FC Barcelona e do COI no Twitter
Os hackers invadiram as contas oficiais do FC Barcelona e das Olimpíadas (@Olympics) no Twitter e postaram alguns tweets para reivindicar a responsabilidade pelo hack.
O tweet da conta do Barcelona afirma:
Olá, somos o OurMine. Bem, lemos algumas mensagens privadas e parece que Neymar voltará aqui.
Além disso, os hackers compartilharam um endereço de e-mail onde podem ser contatados para solicitar suporte para melhorar a segurança das contas das vítimas.


O incidente foi confirmado pelo FC Barcelona e pelo Comitê Olímpico Internacional.
https://twitter.com/FCBarcelona/status/1228769732242944001
Um porta-voz do Twitter confirmou ao site Business Insider que as contas dos Jogos Olímpicos e do FC Barcelona foram invadidas por um grupo chamado OurMine e por meio de uma “plataforma de terceiros”.
Um porta-voz do Twitter confirmou ao Business Insider:
Assim que ficamos sabendo do problema, bloqueamos as contas comprometidas e estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para restaurá-las.
Além disso, um comunicado de um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional dizia:
O COI pode confirmar que está investigando uma possível violação de algumas de suas contas sociais.
OurMine volta à ativa
O Business Insider especula que o hack ocorreu por meio de uma plataforma de terceiros. O site diz:
Em um e-mail para o Business Insider, o OurMine confirmou que estava por trás dos ataques cibernéticos contra o FC Barcelona e as Olimpíadas. O grupo, que segundo ele consistia em 5 pessoas, disse ao Business Insider que escolhe seus alvos aleatoriamente. Ele confirmou que usava um aplicativo de terceiros para acessar as contas.
Imediatamente após o hack, o Twitter bloqueou as duas contas.
Assim, o OurMine está de volta após um período de silêncio. Por exemplo, no início deste ano, o grupo sequestrou as contas oficiais do Twitter de 15 equipes da NFL e da própria liga. Além disso, na semana passada, o grupo invadiu as contas do Twitter e Instagram do Facebook e do Messenger.
Por fim, para proteger suas contas nas redes sociais, ative a autenticação de dois fatores (2FA) quando disponível.
Fonte: Security Affairs