Acaba de sair o HandBrake 1.8 e o programa vem com GTK4 UI e FFV1 Encoder. O HandBrake 1.8.0 agora usa GTK 4 para a interface do usuário, descartando GTK 3 completamente.
Este kit de ferramentas de elevação está em obras há um ou dois anos. Embora não esteja usando libadwaita (então não espere um visual muito diferente de antes, ou entre em pânico indevidamente se não for sua vibe), a porta Handbrake GTK4 oferece uma série de benefícios de frontend e backend.
Por exemplo, os widgets de lista de faixas de áudio e legendas agora são interativos na compilação GTK 4, alinhando-os com a maneira como as respectivas listas funcionam nos clientes Windows e macOS.
HandBrake 1.8 vem com GTK4 UI e FFV1 Encoder
A antiga janela de visualização baseada em GStreamer foi substituída por uma que usa o GtkMediaStream para reduzir o número de dependências necessárias para o aplicativo e, potencialmente, levar a uma reprodução de vídeo mais eficiente – o que é ótimo de ouvir.
HandBrake 1.8 ainda faz uso de uma barra de título tradicional e barra de menus para sua janela principal no Linux, mas muitas janelas secundárias adotam GTK Headerbars para fornecer melhor consistência com a linguagem de design da maioria dos outros aplicativos GTK modernos.
Outra vantagem para a porta GTK4 é que as alterações de código subjacentes tornam o trabalho na interface do usuário do Linux mais fácil do que antes, uma possível vantagem para novos contribuidores. Tudo bem, veremos mais refinamentos na interface do usuário do Linux nos próximos meses e anos.
HandBrake 1.8.0 tem alguns buffs específicos do Linux também: –
- Suporte para varredura de arquivo recursiva
- Suporte para arrastar e soltar varredura de vários arquivos (incluindo arquivos de legendas)
- Novo e bandeiras
--clear-queue
--auto-start-queue
- Ícones atualizados no aplicativo/simbólico
O HandBrake 1.8.0 no macOS oferece filtros Comb Detection e Framerate Shaper acelerados por metal, suporta arrastar e soltar arquivos de legendas na janela principal, um layout de barra de ferramentas aprimorado e pode pausar códigos quando o dispositivo muda para a energia da bateria.
Enquanto isso, os usuários do Windows podem fazer uso de uma nova opção ‘Inverter fila’ na janela ‘Adicionar à fila’, enquanto arrastar e soltar agora suporta o modo de varredura de pasta recursiva. O requisito de tempo de execução da área de trabalho .NET foi aumentado para v8.0.x.
Outras mudanças no HandBrake 1.8.0 em todos os sistemas operacionais (alguns dependentes de hardware):
- Muxing VP9 e FLAC em contêiner MP4
- Não é mais possível importar predefinições herdadas baseadas em plist
- Lista de códigos de idioma iso639 atualizada
- Suporte para codificação FFV1 (incluindo predefinição)
- Codificador TrueHD (áudio)
- Taxas de amostragem de 88,2/96/176,4/192 kHz para codificadores TrueHD + FLAC
- Suporte para CQ multi-pass com VP9
- Suporte para músicas VP9
- Passagem de metadados dinâmicos Dolby Vision para SVT-AV1
- Melhorias na velocidade de depente
- Métricas aprimoradas de Framerate Shaper para quadros de alta profundidade.
Muitas correções de bugs também chegam, incluindo uma série de problemas relacionados a legendas. Para obter mais detalhes, consulte o changelog oficial da v1.8.0 no GitHub.
Instale HandBrake 1.8.0 no Ubuntu
Você pode instalar o HandBrake do Flathub, baixar um instalador do Flatpak no site HandBrake ou fazer uso de um PPA não oficial do Handbrake da PandaJim que fornece a compilação mais recente pré-empacotada para o Ubuntu 22.04 a 24.04 LTS.
Se você procurar por HandBrake no App Center no Ubuntu 24.04 LTS, ele retornará (por padrão) um snap não oficial que não foi atualizado por 2 anos. Você pode usar o filtro DEB para instalar o HandBrake a partir do repositório do Ubuntu, mas essa também é uma versão mais antiga, ou seja, 1.7.3.