Se você busca uma excelente opção de sistema operacional com base na família BSD, um primo próximo do Linux, conheça o helloSystem, uma distribuição BSD “pronta para usar” e com a cara do Mac OS X. Na verdade, caso nãao saiba, BSD, Linux e o MacOS fazem parte de uma família única, com um antepassado em comum, o Unix. Portanto, assim como o Linux e suas diversas distribuições derivadas, o BSD está crescendo. A versão mais famosa é o FreeBSD. Porém, há mais opções como FuryBSD ou Desktop BSD.
Distribuições não são apenas excluvidade do Linux
E recentemente, uma nova distribuição do FreeBSD chamada HelloSystem (baseada no FreeBSD 12.2) está ganhando popularidade. A principal característica é uma experiência bem singular para usuários comuns..
Um dos atrativos é se parecer com as versões antigas do Mac OS X, embora sem procurar uma réplica exata de sua aparência. Entretanto, não é a primeira vez que a interface de um sistema Apple serviu de inspiração para um Distribuição Unix. Assim, outro caso recente é o JingOS, baseado no iOS.
Um dos objetivos do helloSystem é ser fácil para ‘meros mortais’ usarem enquanto continua a fornecer energia para usuários avançados, uma combinação que foi habilmente dominada nas primeiras versões do Mac OS X.
helloSystem, uma distribuição BSD “pronta para usar” e com a cara do Mac OS X
Seu criador, Simon Peter, é conhecido por ter promovido outros projetos de código aberto relevantes, como o gerenciador de pacotes AppImage ou PureDarwin (uma versão 100% gratuita do ‘coração’ do sistema Mac OS X).
Esta distribuição usa OpenZFS como sistema de arquivos padrão e seu próprio ambiente de área de trabalho (baseado, como o KDE , na biblioteca Qt) chamado helloDesktop, que tem janelas tradicionais, um dock de desktop básico, um único menu global e um gerenciador de arquivos. Baseado em PCManFM (do projeto LXDE).
Além disso, sua seleção de software será reconhecida por qualquer usuário Linux : LibreOffice, Chromium, GIMP, Scribus, Inkscape …
A primeira versão do helloSystem, 0.1, foi lançada no final de novembro passado, e eles já estão na 0.4 (que foi lançada na semana passada). Podemos fazer o download das ISOs aqui, estando cientes de que, apesar do potencial do helloSystem, seus criadores ainda não o consideram um sistema operacional pronto para ambientes de produção.