in

OpenZFS 2.0.2 lançado com correções e compatibilidade com o FreeBSD mais recente

OpenZFS 2.0.2 lançado com correções e compatibilidade com o FreeBSD mais recente

O OpenZFS 2.0.2 é lançado como a versão mais recente desta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto atualmente suportado em sistemas Linux e FreeBSD.

Desde o lançamento do grande OpenZFS 2.0 no ano passado, ele foi seguido por um outro pontual que fornece correções iniciais e suporte ao Linux 5.10. Agora, chegou mais uma versão.

O OpenZFS 2.0.2 é composto principalmente de uma variedade aleatória de correções – a maioria das quais são de natureza secundária. Porém, há mudanças para adaptar o código do FreeBSD contra alterações do upstream em sua interface VFS e outras mudanças para compatibilidade com FreeBSD 13/HEAD. A compatibilidade de suporte do Linux, entretanto, ainda está ativa através da série estável Linux 5.10.

A lista de correções no OpenZFS 2.0.2 pode ser encontrada via GitHub.

GNU C Library 2,33 lançada com HWCAPS para carregar bibliotecas otimizadas para CPUs modernas

O lançamento da GNU C Library 2.33 ocorreu nesta semana conforme o esperado. Emocionante com esta atualização libc é HWCAPS para tornar mais fácil carregar bibliotecas otimizadas para CPUs modernas.

Veja aquele artigo vinculado da semana passada para mais detalhes, exceto Glibc 2.33, mas basicamente permite que o vinculador dinâmico carregue versões otimizadas de bibliotecas dentro de um diretório glibc-hwcaps no caminho de pesquisa da biblioteca. 

O HWCAPS corresponde aos novos níveis de recursos da microarquitetura x86_64e também há suporte semelhante para POWER e s390x. Isso é empolgante, dependendo da adoção e do uso suficiente dessa funcionalidade HWCAPS por fornecedores de software para permitir que bibliotecas mais otimizadas sejam automaticamente selecionadas em processadores modernos sem restringir o suporte para execução em CPUs mais antigas também. 

A Red Hat tem trabalhado nos níveis de recursos da microarquitetura x86_64 e Glibc-HWCAPS no ano passado com parte da motivação em permitir mais otimizações Zen da AMD.

O Glibc 2.33 também traz outras melhorias de linker dinâmico, suporte para RISC-V ISA no Linux rodando em hardware de 32 bits, adicionando sys / platform / x86.h para fornecer macros de consulta para recursos de CPU x86, várias correções de segurança e uma série de correções de bugs.

Além disso, o Glibc 2.33 pode ser baixado de Sourceware.org se você estiver construindo a Biblioteca C GNU por conta própria. O Glibc 2.33 deve estar trabalhando seu caminho no Ubuntu 21.04, Fedora 34 e outras versões de distribuição Linux futuras.

Bug do Sudo também afeta o macOS além de BSD, Ubuntu e Fedora

Bug do Sudo também afeta o macOS além de BSD, Ubuntu e Fedora

atualizacao-do-firefox-para-android-permite-streaming-drm

Atualização do Firefox para Android permite streaming com DRM