A Huawei deu um passo significativo no setor de mobilidade elétrica ao anunciar um novo carregador ultrapotente para veículos elétricos, com capacidade de até 1,5 megawatts. Apresentado em Xangai, o equipamento é o primeiro da categoria MW totalmente refrigerado a líquido, de acordo com a fabricante chinesa. Desenvolvido inicialmente para caminhões elétricos de grande porte, o sistema também poderá ser adaptado para veículos de passeio futuramente.
Huawei apresenta carregador EV de 1,5 MW

O carregador possui um design com duas pistolas de carregamento que, operando simultaneamente, conseguem fornecer uma corrente de até 2.400 amperes. Isso permite que um caminhão elétrico vá de 10% a 90% de carga em apenas 15 minutos, acumulando aproximadamente 300 kWh nesse curto período. Comparado aos carregadores rápidos convencionais, o desempenho é quase quatro vezes superior.
Segundo a Huawei, o dispositivo tem compatibilidade com 99% dos modelos elétricos disponíveis no mercado, promovendo eficiência energética aprimorada e reduzindo em até 20% os custos operacionais, conforme demonstrado em testes reais. Outro diferencial é sua capacidade de funcionamento em condições extremas de temperatura, operando de forma estável entre -30?°C e 60?°C.
A gigante da tecnologia firmou parcerias com empresas como SF Express e JD.com para lançar uma frota inicial de 5.000 caminhões pesados adaptados ao novo sistema de carregamento.
Essa novidade chega em um momento de forte avanço tecnológico no setor. Recentemente, a CATL, maior fornecedora global de baterias, revelou sua nova bateria Shenxing de segunda geração, que atinge 1,3 MW de pico, oferecendo 2,5 km de autonomia por segundo de carregamento. Já a Zeekr anunciou planos para lançar seu próprio carregador líquido de 1,2 MW, enquanto a BYD já está promovendo um modelo de 1 MW. O cenário reforça a corrida das fabricantes chinesas para diminuir os tempos de recarga, principalmente no segmento de veículos comerciais.
Esse avanço coloca a Huawei em uma posição estratégica no ecossistema de eletrificação veicular, não apenas como fornecedora de infraestrutura, mas como uma catalisadora na transformação da logística pesada para um modelo mais limpo e eficiente.