Imagens candidatas a lançamento do Ubuntu 22.04 LTS para testes de última hora

A espera acabou: Ubuntu 22.04.1 sai com várias correções
ubuntu 22.04

O Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” está programado para ser lançado oficialmente nesta quinta-feira. No entanto, desde ontem, estão disponíveis estão as imagens candidatas ao lançamento final que servem para os testes de última hora. Sendo assim, agora a equipe de desenvolvedores anuncia uma chamada para testes nas imagens candidatas a lançamento do Ubuntu 22.04. Portanto, as imagens candidatas a lançamento do Ubuntu 22.04 LTS para testes de última hora

O desenvolvedor Lukasz Zemczak, da Canonical, comentou: “Pelo que estamos vendo até agora, as coisas parecem muito boas, então cruzamos os dedos para aqueles que são nossos últimos!”

Essas últimas compilações de imagens RC do Ubuntu 22.04 estão disponíveis no Ubuntu ISO Tracker.

Imagens candidatas a lançamento do Ubuntu 22.04 LTS para testes de última hora

Imagens candidatas a lançamento do Ubuntu 22.04 LTS para testes de última hora.

O Ubuntu 22.04 Beta traz muitas atualizações de pacotes sobre o Ubuntu 21.10, incluindo alguns componentes do GNOME 42, agora o padrão é usar a sessão Wayland do GNOME com o driver da NVIDIA, patches de buffer triplo do GNOME estão incluídos, integração systemd-oomd para manuseio sem memória, ajustando sua Linha de base de suporte do POWER e muitas outras atualizações. 

O Linux 5.15 LTS é o kernel padrão do Ubuntu 22.04, o GCC 11.2 é o compilador de sistema padrão e o Mesa 22.0 fornece o suporte ao driver gráfico de código aberto. A Canonical está trabalhando em um novo instalador de desktop para o Ubuntu, mas com a versão 22.04 LTS, o Ubiquity existente continua sendo o padrão.

Novos recursos do Ubuntu 22.04

Núcleo

O Linux 5.15 LTS será o Kernel inicial para esta versão de longo prazo do Ubuntu. Lançado por volta do Halloween 2021 no ano passado, o Linux Kernel 5.15 traz várias melhorias essenciais. Novos drivers usuais e atualizações de hardware em famílias de processadores, GPUs, redes e sistemas de arquivos. Este Kernel também traz o rápido driver NTFS3 da Paragon Software, desenvolvido nesta versão. Outros benefícios notáveis deste Kernel são o suporte Apple M1 SOC, driver SMB no kernel , suporte ao driver Realtech Wi-Fi para chipset RTL8188EU, etc.

Versão da área de trabalho do GNOME

Ainda há discussão sobre a versão base do GNOME nesta versão LTS. No entanto, está confirmado que o GNOME 42 será a versão padrão do gnome-shell. Mas há um porém.

Você deve ter ouvido que o GNOME 42 está trazendo uma versão atualizada dos aplicativos GTK4 com porta de biblioteca libadwaita para esses aplicativos. A equipe de desktop do Ubuntu planeja o GNOME 42, mas os aplicativos instalados padrão permanecem baseados no GTK3. Uma decisão sensata da equipe de desktop. Porque mudar para portas GNOME 42 + GTK4 + libadwaita requer muitos testes de regressão. Sem falar no risco de quebrar coisas aqui e ali. Isso é uma sobrecarga para a versão LTS, uma escolha padrão para a maioria da base de usuários e sem dúvida a versão mais baixada/atualizada.

Agora, o Ubuntu já tem um tema escuro em suas configurações. O GNOME 42 também traz preferência de estilo escuro em todo o sistema, que os aplicativos podem adaptar automaticamente. Como ambos se saem – ainda está em discussão no momento.

Veja e sinta o novo Ubuntu 22.04 LTS

No aspecto visual, há uma mudança na cor base do tema Yaru GTK, que é o tema padrão do Ubuntu. A cor de destaque roxa usual está mudando para laranja. Agora, tenha cuidado, pois pode parecer tons de laranja impressionantes. Olhe para esta captura de tela.

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile