Imagine um futuro sem baterias: Sinais sem fio podem alimentar os futuros dispositivos!

imagine-um-futuro-sem-baterias-sinais-sem-fio-podem-alimentar-os-futuros-dispositivos

Já imaginou dispositivo sem uma bateria? Será que ele funcionaria? Se as ideias da Oppo forem colocadas em prática, no futuro, funcionará sim! Um futuro sem baterias, com dispositivos sendo alimentados por sinal sem fio.

Tecnologia sem bateria da Oppo

As baterias são componentes importantes dos dispositivos. No entanto, a Oppo imagina um futuro sem tanta dependência delas. A empresa publicou um novo whitepaper que prevê um sistema de “comunicação de energia zero” sem bateria para dispositivos IoT pequenos e de baixa potência.

A ideia da empresa é produzir eletrônicos alimentados por ondas de radiofrequência (RF) ambiente que não precisam depender de fontes de energia a bordo para funcionar. “Em um futuro próximo, os dispositivos IoT poderão coletar energia diretamente de Bluetooth, Wi-Fi e sinais de celular, resultando em excelentes recursos, como tamanho menor, melhor durabilidade e menor custo”, explica Oppo.

Além de redução do uso da bateria, a empresa prevê menos impacto ao meio ambiente. Além disso, os usuários teriam menos custo com a manutenção dos seus dispositivos.

Energia em potencial sendo liberada no ar

imagine-um-futuro-sem-baterias-sinais-sem-fio-podem-alimentar-os-futuros-dispositivos


Apesar de não ser um conceito novo, a extração da energia pelo ar ainda está em seu estágio inicial. No entanto, algumas empresas já estão utilizando essa tecnologia, como a Samsung, por exemplo, que lançou recentemente um controle remoto de TV inteligente que se recarrega através de Wi-Fi de 2,4 GHz.

Além da Samsung, a Motorola e a Xiaomi também demonstraram soluções de carregamento de dispositivos ambientais no passado. Curiosamente, a Oppo sugere que a tecnologia de energia zero poderia, em teoria, permitir que os wearables também carreguem passivamente. Isso ajudaria muito a resolver a terrível duração da bateria dos smartwatches modernos, por exemplo.

Frequência de rádio usada no carregamento de dispositivos eletrônicos

A Oppo vê outros benefícios no uso de frequências de rádio para energia. Usando este sistema de comunicação de energia zero, os dispositivos podem incorporar informações nesse sinal e retransmiti-lo para fora.

A empresa acredita que isso pode permitir que os dispositivos atuem como balizas de comunicação de baixa potência na indústria pesada, transporte ou casa inteligente. Além disso, a Oppo descreve outros casos de uso em potencial para a tecnologia de energia zero, incluindo etiquetas de localização que não exigem substituições de bateria ou tecnologia aprimorada de rastreamento de longa distância para espécies como aves migratórias, por exemplo.

De acordo com o documento lançado pela empresa, a Oppo testou a viabilidade da tecnologia e começará a impulsionar o protocolo de comunicação de energia zero para uso futuro.

No entanto, não espere um futuro totalmente sem baterias. Bom, pelo menos não tão cedo!

Via: AndroidAuthority