Infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu

Infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu
Infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu

A Canonical anunciou a disponibilidade do OpenStack Yoga no Ubuntu 22.04 Long Term Support (LTS) Beta e no Ubuntu 20.04 LTS. Assim, a ideia é implementar a infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu.

O que isto significa? Yoga, a versão mais recente do OpenStack, fornece uma base para a infraestrutura de última geração e de alto desempenho, conforme necessário para serviços de telecomunicações NFV (Network Functions Visualization), streaming de mídia, análise de tráfego e computação de alto desempenho (HPC).

Com os componentes de rede OpenStack em placas de interface de rede inteligentes (SmartNICs), os usuários podem se beneficiar com:

menor latência, maior taxa de transferência e melhor qualidade de serviços.

Com o OpenStack agora rodando em mais de 25 milhões de núcleos em produção em diversas configurações, como telcos, provedores de serviços e instituições de pesquisa, o desempenho da infraestrutura se torna uma das principais direções para pesquisa e desenvolvimento adicionais, diz Thierry Carrez, gerente geral da Open Infrastructure Fundação. 

É ótimo ver membros de longa data de nossa comunidade trabalhando juntos para trazer mudanças arquitetônicas que aumentam a eficiência das cargas de trabalho na nuvem para o benefício dos usuários finais.

Infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu

Infraestrutura aberta de alto desempenho chega ao Ubuntu.

Yoga – o 25º lançamento do OpenStack – traz uma série de melhorias. Isso inclui uma maior integração com SmartNICs. Os administradores de nuvem podem mover totalmente componentes de rede virtual aberta (OVN). É o caso do ovn-controller e ovs-vswitchd, para execução em unidades de processamento de dados (DPUs) e SmartNICs. 

Isso efetivamente descarrega as unidades de processamento central (CPUs) dos hipervisores e acelera o tráfego de rede do plano de dados. Como resultado, as atividades sensíveis à rede, como funções de rede virtual (VNFs), se beneficiam de recursos extras de computação e processamento rápido de dados. O trabalho pioneiro de integração SmartNIC foi conduzido pela equipe da Canonical em cooperação com a comunidade upstream.

Nosso compromisso de longo prazo é equipar desenvolvedores e executivos com uma plataforma em nuvem que forneça infraestrutura de alto desempenho a um baixo custo, diz Nicholas Dimotakis, vice-presidente de engenharia de campo global da Canonical. 

O OpenStack Yoga com seu suporte nativo para executar OVN em SmartNICs e a automação fornecida pelo OpenStack Charms estabelece um marco importante em nosso caminho para uma infraestrutura otimizada de preço-desempenho.

Você pode descobrir mais detalhes sobre este assunto e recurso visitando o site do Ubuntu. Além disso, haverá um webinar em 20 de abril para discutir os novos recursos.

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile