Instagram é bloqueado na Rússia!

instagram-e-bloqueado-na-russia

A Rússia cumpriu sua ameaça de bloquear o Instagram de propriedade da Meta em seu país. Ontem, dezenas de milhões de usuários do Instagram no país ficaram sem acesso à rede social e, consequentemente, sem as informações que por ela chagavam até eles.

Instagram na Rússia

O Instagram é bastante popular na Rússia, sendo o segundo aplicativo mais popular da Meta por lá. De acordo com dados da Sensor Tower, o aplicativo Instagram fica atrás apenas do serviço de mensagens WhatsApp.

O aplicativo foi instalado 166 milhões de vezes na App Store russa e no Google Play desde 2014, tornando-o três vezes mais popular que o Facebook. Esse bloqueio realizado pelo governo russo é mais uma maneira de controlar as informações que chegam sobre o ataque à Ucrânia.

instagram-e-bloqueado-na-russia

Decisão de bloquear o Instagram na Rússia

Depois que o censor russo Roskomnadzor anunciou que o governo restringiria o acesso ao aplicativo após um “período de transição” de 48 horas, o chefe do Instagram Adam Mosseri condenou as ações da Rússia, que afetarão 80 milhões de pessoas no país.

“Na segunda-feira, o Instagram será bloqueado na Rússia. Essa decisão cortará 80 milhões na Rússia uns dos outros e do resto do mundo, já que ~ 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram fora de seu país. Isto está errado”, lamentou Mosseri em sua conta do Twitter.

A Meta Platforms Inc. encorajou a violência contra os russos

Na semana passada, o Reuters informou que a Meta ajustou discretamente suas políticas de conteúdo à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia, permitindo apelos à violência contra soldados russos de dentro do país.

O presidente de Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg, defendeu a mudança de política , caracterizando-a como uma mudança temporária destinada a “[proteger] os direitos de expressão das pessoas como uma expressão de autodefesa”. “O fato é que, se aplicássemos nossas políticas de conteúdo padrão sem nenhum ajuste, agora estaríamos removendo conteúdo de ucranianos comuns expressando sua resistência e fúria contra as forças militares invasoras, o que seria justamente visto como inaceitável”, escreveu Clegg.

Embora as restrições do governo russo ao Instagram pareçam severas, usuários experientes ainda poderão encontrar maneiras de ocultar sua localização usando VPNs e Tor para acessar redes sociais ocidentais bloqueadas.

O Twitter lançou sua própria solução de censura na semana passada à luz das restrições russas, direcionando os usuários para uma versão dedicada do Tor da rede social. Esperamos que os russos possam, de alguma maneira, driblar mais esse golpe do governo.

Via: TechCrunch