A Intel lança OSPRay 3.0 com aceleração inicial de GPU. Seguindo outros componentes Intel oneAPI como Embree e OpenVKL introduzindo aceleração de GPU via SYCL, hoje a Intel lançou o OSPRay 3.0 de código aberto que implementa suporte inicial de GPU para este mecanismo portátil de rastreamento de raios.
OSPRay, como um dos muitos excelentes projetos de software de código aberto da Intel, é um mecanismo de rastreamento de raios escalonável e portátil que há muito foi otimizado para renderização baseada em CPU.
Intel lança OSPRay 3.0 com aceleração de GPU
No entanto, agora com o OSPRay 3.0 há suporte preliminar para aceleração de GPU. OSPRay 3.0 está fazendo uso de SYCL com o oneAPI DPC++ para direcionar GPUs Intel Xe desde Intel Arc Graphics até Data Center GPU Flex Series e Max Series. Com os plug-ins SYCL para CUDA e ROCm também é possível utilizar SYCL em placas gráficas AMD e NVIDIA, graças ao trabalho da Codeplay Software.
Para esta versão inicial do OSPRay 3.0, o suporte à GPU é considerado beta e há uma série de recursos ainda não implementados para o caminho da GPU.OSPRay 3.0 também adiciona otimizações ao seu módulo MPI, várias outras otimizações, atualizando as diversas dependências do software Intel oneAPI e outras alterações.Downloads e mais detalhes sobre OSPRay 3.0 via GitHub.