Categorias
Tecnologia

Intel Meteor Lake apresenta a unidade “Standalone Media”


O Meteor Lake da Intel muda para uma abordagem de chiplet e já vimos algumas alterações interessantes em relação ao driver Linux e a confirmação da introdução de uma “Unidade de Processamento Versátil” que vem com o Meteor Lake (MTL) para aceleração de inferência. Outra confirmação interessante dos novos patches de driver do Linux é a codificação/decodificação de mídia movendo-se para um bloco de tecnologia gráfica (GT) de “mídia independente”. Assim, a Intel Meteor Lake apresenta a unidade “Standalone Media”.

O bloco de mídia da Intel faz parte de sua tecnologia gráfica integrada, mas com o Meteor Lake agora será “independente”. A Intel já está trabalhando na habilitação de gráficos do Linux para o Meteor Lake, que de acordo com os patches até agora mostram que esses gráficos integrados possuem recursos semelhantes aos DG2/Alchemist Arc Graphics. 

Intel Meteor Lake apresenta a unidade “Standalone Media”

Uma das outras diferenças que vem com o MTL é mais um mecanismo de mídia separado. Patches postados pelos engenheiros da Intel ontem explicam:

Começando com [Meteor Lake], a funcionalidade de mídia mudou para um novo e segundo GT no nível de hardware. Este novo GT, referido como “mídia autônoma” na especificação, tem seu próprio GuC, gerenciamento de energia/forcewake, etc. GT primário.

A mídia autônoma tem muita semelhança com os blocos remotos presentes em plataformas como [Xe HP Software Development Vehicle] e [Ponte Vecchio], e nossa implementação i915 [kernel graphics driver] pode compartilhar muito da infraestrutura geral “multi GT” entre o dois tipos de plataformas. Existem 8 patches até agora começando a preparar o driver gráfico do kernel Linux Intel para essa mídia autônoma com o Meteor Lake. 

As mudanças do kernel Linux em torno do Meteor Lake continuam fluindo nos próximos meses em preparação para essas CPUs clientes Intel que devem ser lançadas até o final do próximo ano. Será interessante ver se esse design autônomo será usado para qualquer processador MTL sem iGPU ou talvez para permitir a duplicação de mecanismos de mídia em SKUs selecionados ou outras configurações mais adaptáveis.

Suporte Intel Meteor Lake Thunderbolt previsto para Linux 6.1

processadores-meteor-e-arrow-lake-serao-detalhados-pela-intel-no-evento-hot-chips
Intel Meteor Lake apresenta a unidade “Standalone Media”

O mais recente trabalho de habilitação de hardware Linux a ser relatado para a plataforma cliente Meteor Lake da Intel é o suporte Thunderbolt sendo enfileirado antes da janela de mesclagem do Linux 6.1.

Enfileirado por meio do ramo do Git Thunderbolt “next” está o suporte para o Intel Meteor Lake.

Este patch confirma que o Meteor Lake possui o mesmo controlador Thunderbolt/USB4 integrado que o Intel Alder Lake e o Raptor Lake. Apenas um novo conjunto de IDs de dispositivo é necessário para o Meteor Lake e, além disso, ele está usando os mesmos caminhos de driver Thunderbolt/USB4 em vigor desde o Alder Lake.

É uma adição direta, portanto, agora está no “próximo” ramo do kernel Linux 6.1 que será lançado ainda este ano. O Meteor Lake não é esperado até o final de 2023, enquanto a Intel está aumentando seu trabalho de driver Linux de código aberto nas últimas semanas para preparar esta plataforma de 14ª geração para suporte antes do lançamento.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile