Infelizmente, muitos proprietários de processadores Alder Lake da Intel, relataram problemas de desempenho de navegadores da Web. Os relatos exigiam que a empresa reconhecesse o problema e disponibilizasse uma solução.
A fonte do problema é um modelo específico de placa gráfica integrada, e as sugestões da empresa são principalmente a solução de problemas padrão. Esta semana, a Intel admitiu que os drivers recentes para seus gráficos UHD 770 iGPU podem causar falhas graves nos navegadores Chrome e Edge.
Os problemas dos processadores Alder Lake
Os problemas relatados incluem rolagem muito lenta e respostas de clique atrasadas em cerca de dois segundos. São 18 CPUs Intel de 12ª geração (Alder Lake) afetados pelo problema, incluindo vários modelos 12500, 12600, 12700 e 12900.
Se você ainda não identificou esse problema em seu processador, talvez precise saber se ele está na lista dos processadores afetados. Para verificar seu modelo de CPU, vá para Configurações> Sistema> Sobre. Para confirmar seu modelo de GPU, vá para Configurações > Sistema > Vídeo > Configurações avançadas de vídeo e procure em Informações de vídeo.
O problema de desempenho nesses processadores, agora reconhecido pela Intel, pode ser corrigido de forma bem simples, de acordo com as informações disponibilizadas pela empresa.
Correções para o problema de desempenho dos processadores Alder Lake da Intel
A Intel sugere primeiro garantir que o Windows e seus navegadores tenham todas as atualizações mais recentes, o que você deve fazer para quase qualquer solução de problemas. Uma vez garantido isso, você está pronto para resolver o problema de uma vez por todas.
Com todas as atualizações em dia, você deve tentar uma instalação limpa dos drivers gráficos Intel. A Intel e este site oferecem drivers genéricos Intel iGPU, enquanto o site do fabricante da placa-mãe provavelmente possui drivers personalizados.
Se isso não funcionar, a Intel também diz para desabilitar a aceleração de hardware no navegador com problemas. No Chrome, isso está em Configurações> Sistema, enquanto os usuários do Edge o encontrarão em Configurações> Sistema e desempenho.
Se o seu sistema ou navegador estiver instalado em um HDD, mudar para um SSD também pode ajudar, mas isso seria um passo drástico e potencialmente caro. No entanto, pode resolver o problema.
Esperamos que essas recomendações da Intel resolvam os problemas para todos os processadores com problemas. Caso isso não funcione para você, talvez a solução chegue em forma de alguma atualização realizada pela Intel.
Nos próximos dias, certamente, conseguiremos ter certeza se os usuários desses processadores ainda enfrentam algum problema.