Apple lançou um programa de trocas que vem ganhando forças especialmente nos EUA. A troca estimula a compra de um novo iPhone pelos fãs da empresa. É hábito dos admiradores da empresa a troca de aparelhos quase que anuais, e pelo alto valor do preço, muitos optam por dar o iPhone antigo em troca de um desconto, que não é tão bom assim.
Mais de um terço dos clientes da Apple Store fazem parte do programa, e com isso muitos usuários Apple ficaram com uma pergunta sem resposta.
Programa iPhone para sempre do Itaú e trocas no Magazine Luiza!
No Brasil, o Apple GiveBack ainda não existe. No entanto, há programas semelhantes e fazem a mesma coisa. Dentre eles é o iPhone para Sempre do Itaú. No entanto, não se iluda, o preço praticado pelo Itaú não tem nada de desconto ou menor preço, mas é sabido que a empresa segue os mesmos princípios que a Apple em relação ao recondicionamento.
Além disso, há lojas como Magalu que pegam os iPhones e smartphones de outras marcas e fazem a venda para assistências técnicas ou lojas de trabalham com telefones semi-novos ou recondicionados. Um detalhe, sempre que devolver o seu iPhone, remova todos os seus dados pessoais e sua conta iCloud, e pode receber uma ligação da assistência que comprá-lo pedindo essas informações. Digo isso, pois de maneira particular, isso já aconteceu comigo.
O fato é que fiz uma troca de aparelho com defeito no Magalu, e o meu telefone foi parar em uma assistência técnica. Por sua vez, a assistência entrou em contato pedindo para eu remover o telefone do meu iCloud. Mas, só chegaram até mim pois eles descobriram os meus contatos de emergência e fizeram ligações para todos eles para tentar me encontrar.
Bom, vamos voltar para o caso das trocas Apple!
Porque a Apple quer os iPhones antigos?
Primeiro é preciso explicar um detalhe. O programa para trocar seu iPhone antigo por um novo começou em 2013, justamente quando a Apple teve um prejuízo após uma década de lucros. Mas, a Apple reforçou este programa em 2017, quando lançou o iPhone X.
E assim, a Apple conseguiu resolver dois problemas, a desaceleração de vendas do iPhone. Essa queda nas vendas, deu-se pelo fato de que os clientes do iPhone resolveram esperar um pouco mais para trocar de iPhone. Afinal, a Apple não só no Brasil, mas pelo mundo todo, aumenta o preço a cada ano.
Mas o que a Apple faz com os iPhones antigos do programa de troca?
Se os iPhones recebidos nos programas de trocas estiverem em bom estado, eles apenas arrumam as possíveis avarias e revendem em mercados emergentes. Quando falamos em mercados emergentes estamos falando da Índia, África e América Latina. Com isso, é muito importante lembrar que nós brasileiros estamos na América Latina. Com este programa, a Apple pode ter uma competição segura no mercado de smartphones usados.
Na prática, a Apple vende um só aparelho duas vezes. Com isso, o investimentos que a empresa teria que fazer para fabricar um novo iPhone cai pela metade, ou é quase zero.
E se o iPhone antigos do programa de trocas Apple estiver em más condições?
Se o participante do programa de trocas da Apple estiver com um seu iPhone em más condições, o aparelho será apenas reciclado. A Apple possui um robô, criado pela própria companhia, que faz todo esse trabalho. O robô é chamado Daisy e ele consegue desmontar 200 iPhones por hora. Assim, durante este processo ele recupera materiais recicláveis deixados em aterros sanitários.
Em que a Apple lucra com o programa de trocas do iPhone?
Em tudo, talvez seja a resposta mais precisa. Como resultado a Apple não precisar extrair materiais da terra. Além disso, a Apple não vem atingindo a meta prevista de reutilizar materiais raros, e acredita que pode chegar a tão sonhada meta agora com o iPhone 13.
Conclusão sobre o programa de trocas Apple
Não dá para negar que trocar o seu iPhone antigo por um novo participando do programa de trocas de Apple beneficia o cliente e a empresa. O cliente porque é possível comprar um novo iPhone com o preço mais barato, a Apple porque a empresa aumenta o seu faturamento. Além disso, e o mais importante, a Apple também ajuda o meio ambiente ao recondicionar os iPhones, fazendo com que o uso do smartphone atinga o seu potencial antes de ser reciclado.