O setor cultural vem sofrendo bastante com os impactos causados pela crise do Covid-19 após terem suas atividades interrompidas a fim de evitar o aumento de contaminação do vírus. Diante deste desafio, o empreendedor cultural Gleison Nascimento (26) lançou hoje (2) um novo serviço com o aplicativo Clubean, cujo objetivo é disseminar o conhecimento cultural através da curadoria dos melhores conteúdos disponíveis na internet.
Por meio do aplicativo, as pessoas podem conhecer o trabalho de diversos artistas de maneira simples e fácil. O catálogo da plataforma possui mais de 40 temas e abrange diversas expressões culturais como cinema, teatro, música, artes visuais, fotografia, arquitetura, artes plásticas, moda, fatos históricos e atualidades. No aplicativo é possível conhecer a vida e obra de personalidades como Georges Méliès, criador dos efeitos visuais no cinema, descobrir o legado da premiado arquiteto Le Corbusier e até aprender a origem do jazz. Cada semana são adicionados 7 novos temas ao catálogo.
Outros profissionais consagrados da cultura brasileira como Nara Leão, Chico Buarque, Tarsila do Amaral e Aleijadinho, até nomes como Araquém Alcântara (fotógrafo), Dona Onete (cantora) e Eduardo Srur (artista plástico) também possuem seus perfis e obras destacados na plataforma, que dá ênfase aos realizadores nacionais.
Além de permitir o acesso a conteúdos que ensinam arte, cultura, história e atualidades, o aplicativo funciona como um clube no qual os membros podem interagir entre si e fazer novas amizades.
A proposta visa tentar corrigir um dos maiores problemas enfrentados pelo setor cultural: a falta de interesse do brasileiro em consumir cultura. “Quando um museu anuncia uma exposição de um artista, são poucos os que de fato conhecem seu trabalho. Precisamos de uma educação cultural prévia para que a população sinta vontade de consumir cultura em museus e centro culturais, pois sem programas de formação do público é difícil que as pessoas por si só consigam despertar este desejo”, justifica Gleison Nascimento, fundador da empresa.
Nos próximos meses a meta é melhorar a tecnologia do aplicativo para aprimorar a experiência dos assinantes membros do clube a fim de tornar a plataforma mais personalizada. “O setor cultural carece de soluções tecnológicas e inovadoras que resolvam seus problemas desde a base. É preciso utilizar a tecnologia para compreender mais o comportamento do consumidor” complementa Gleison.
As assinaturas do Clubean estão disponíveis através do site e podem ser feitas por R$ 3,90 mensais no plano básico. O aplicativo pode ser baixado nos smartphones com os sistemas Android e IOS.
Sobre o empreendedor
Gleison Nascimento, tem 26 anos e há 3 anos busca empreender no setor cultural para ajudar a levar mais público para cinemas, teatros e museus. Em 2017 criou os projetos Vamos ao Cinema Juntos e Vamos ao Teatro Juntos que incentivava grupos a irem nestes estabelecimentos culturais juntos e fazer novas amizades. Em 3 anos de existência levou mais de 1000 pessoas diferentes para as salas de cinema e teatro.
No ano de 2019 foi o organizador principal de um movimento civil que ajudou o cinema Belas Artes a conseguir um novo patrocinador. Através dos aprendizados dos projetos surgiu a ideia da Clubean, que de início teve parceria com espaços culturais importantes da cidade como Petra Belas Artes, Teatro Gazeta e Teatro NET.
A pandemia quase destruiu a startup, porém a vontade de lutar pela cultura através da tecnologia prevaleceu e forçou o mesmo a buscar alternativas para sobreviver resultando na criação da ideia de netflix da cultura.