Dificilmente você não terá ouvido falar do Kali Linux. Porém, caso não saiba, esta é uma distribuição voltada a tarefas relacionadas a testes de segurança cibernética e hackers éticos. Então, se você já usou o Kali Linux, provavelmente sabe que ele seguiu uma política de usuário raiz padrão. Em outras palavras, você é sempre root no Kali Linux. Sendo assim, você acessará ferramentas e aplicativos como root por padrão. E é justamente a maior mudança que está por vir. O Kali Linux não terá mais o usuário raiz padrão.
E por qual motivo tudo tinha de ser root?
Eles também explicaram essa história em um post:
Muitas dessas ferramentas naquela época exigiam acesso root para poderem funcionar melhor quando executadas como root. Como esse sistema operacional seria executado a partir de um CD, nunca seria atualizado e tinha muitas ferramentas que precisavam de acesso root para funcionar, era uma decisão simples ter um modelo de segurança “tudo como raiz”. Fazia total sentido para a época.
O Kali Linux agora terá um usuário não raiz padrão (como a maioria das outras distribuições)
Um modelo não raiz padrão era necessário porque muitos usuários agora usam o Kali Linux como seu driver diário.
Obviamente, eles não recomendam o uso do Kali Linux como substituto de distribuições estáveis ??como Ubuntu, Fedora ou Manjaro. No entanto, com seu desenvolvimento constante, alguns usuários preferem usá-lo diariamente, em vez de apenas aproveitar as ferramentas.
Portanto, com o amplo uso da distribuição, a equipe do Kali Linux pensou em mudar para um modelo não raiz padrão, porque hoje em dia muitos aplicativos e ferramentas não exigem acesso raiz.
Embora não incentivemos as pessoas a executarem o Kali como seu sistema operacional diário, nos últimos anos, mais e mais usuários começaram a fazê-lo (mesmo que não o estejam usando para realizar testes de penetração em tempo integral), incluindo alguns membros da equipe de desenvolvimento Kali. Quando as pessoas fazem isso, elas obviamente não são logadas como usuário root padrão. Com esse uso ao longo do tempo, há a conclusão óbvia de que o usuário root padrão não é mais necessário e o Kali será melhor se mudar para um modelo de segurança mais tradicional.
Portanto, é preciso enfatizar que você não deve considerar o Kali Linux adequado para suas tarefas diárias.
Portanto, a partir do próximo lançamento, quando você instalar o Kali Linux, será solicitado que crie um usuário não raiz que terá privilégios de administrador. Ferramentas e comandos que requerem acesso root serão executados com o sudo.
Novo usuário e senha padrão para o modo live do Kali Linux
Tecnicamente, você não encontrará uma grande diferença. Observe que o ID do usuário e a senha padrão no modo live são “kali“.
Você pode encontrar o novo modelo não raiz implementado nas novas construções diárias e semanais se desejar testá-lo logo.
Em todo caso, você pode aguardar o lançamento do 2020.1 agendado para o final de janeiro para dar uma olhada no novo modelo de usuário não raiz padrão.
Voltando ao modelo raiz antigo no Kali Linux
Se você é um usuário antigo do Kali Linux, pode não ser conveniente adicionar o sudo antes dos comandos e inserir manualmente a senha.
A boa notícia aqui é que você ainda pode obter os direitos root antigos sem senha com este comando:
Fonte: It’s Foss