O Projeto KDE anunciou hoje a disponibilidade para testes beta públicos da próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23, que é apelidada de “Edição do 25º Aniversário”. Portanto, o KDE comemora 25 anos com Plasma 5.23 disponível para teste beta público
Como o KDE Plasma 5.23 será lançado em comemoração ao 25º aniversário do projeto, é óbvio que será um grande lançamento que apresenta melhor suporte para a próxima geração do servidor de exibição Wayland, tornando o desktop Plasma mais estável, rápido e confiável.
As melhorias do Plasma Wayland incluem o botão do meio, colar e arrastar e soltar itens entre os aplicativos nativos Wayland e XWayland, a capacidade de ajustar as configurações de Broadcast RGB do driver da GPU Intel, a capacidade de alterar a resolução da tela quando executado em uma máquina virtual e melhor gestos do touchpad.
Além disso, desktops virtuais agora são lembrados por atividade, há uma nova animação de rotação de tela e um novo ícone de cursor animado e feedback do Gerenciador de tarefas ao iniciar aplicativos, e a bandeja do sistema agora notificará os usuários quando algo estiver gravando na tela.
KDE comemora 25 anos com Plasma 5.23 disponível para teste beta público
O KDE Plasma 5.23 também traz vários outros novos recursos e melhorias, como um inicializador de aplicativo Kickoff aprimorado que agora permite aos usuários escolher entre uma lista ou uma grade para a visualização Todos os Aplicativos, fixar o inicializador para permanecer na tela o tempo que você quiser, bem como a capacidade de configurar botões de ação de energia e sessão.
O gerenciador de pacotes do Plasma Discover foi aprimorado para carregar mais rápido e mostrar o nome da fonte de onde um aplicativo será instalado no botão de instalação. Ele também traz a capacidade de reter layouts de várias telas nas sessões X11 e Wayland.
O Plasma 25th Anniversary Edition é um salto em frente na busca por um desktop com mais desempenho e usabilidade. Melhoramos a velocidade e a estabilidade do Plasma, ao mesmo tempo que incluímos mudanças que o tornam mais fácil de usar tanto em desktops quanto em dispositivos com toque, disse o Projeto KDE.
Outras alterações
O lançamento do KDE Plasma 5.23 também promete um efeito “Janelas atuais” renovado e um tema Breeze muito aprimorado com botões, caixas de seleção, itens de menu, botões de rádio, barra de rolagem, controles deslizantes e caixas de rotação reformulados, fundo desfocado para widgets da área de trabalho e um novo spinner de carregamento de engrenagem em aplicativos Plasma e KDE.
O aplicativo Configurações do sistema também foi aprimorado para permitir que os usuários definam o status de um adaptador Bluetooth no login, reorganizem a lista de taxas de atualização da tela e também aprimorem os recursos de pesquisa e privacidade. Além disso, a página Cores das configurações do sistema agora permite que você substitua a cor de destaque de um esquema de cores.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.23 beta adiciona um botão de login simples na tela de login para contas sem senha, atualiza o miniaplicativo Plasma-Networks com suporte para configurações de autenticação adicionais para conexões OpenVPN e remove o efeito transparente nas janelas ao movê-las ou redimensioná-las .
Vários travamentos foram corrigidos, então, o KDE Plasma 5.23 deve ser mais estável e confiável. Se você quiser experimentar a versão beta, baixe a última edição do KDE neon Unstable. No entanto, lembre-se de que este é um software de pré-lançamento, não recomendado para uso em produção.
Recentemente, foi anunciado o vencedor do concurso de papel de parede desta versão.
Via 9to5Linux