KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente

KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente
KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente

O Projeto KDE anunciou hoje o muito esperado lançamento do KDE Plasma 5.24 como a próxima série LTS (Long-Term Support) deste ambiente de desktop poderoso e moderno para distribuições GNU/Linux. Assim, o KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente repleto de recursos importantes que prometem melhorar a experiência do usuário.

Hoje, a comunidade KDE lança o Plasma 5.24, uma versão de Long Term Support (LTS) que receberá atualizações e correções de bugs até a versão final do Plasma 5, antes da transição para o Plasma 6.

Esta nova versão do Plasma se concentra em suavizar aparência, evoluir o design e melhorar a sensação geral e a usabilidade do ambiente.

Os maiores recursos do KDE Plasma 5.24 incluem:

  • suporte para leitores de impressão digital que você usará para desbloquear a tela, autenticar em aplicativos que exigem senha de administração ou autenticar sudo na linha de comando;
  • bem como um novo efeito Visão geral que permite controlar seus espaços de trabalho virtuais e também encontrar resultados de pesquisa do KRunner.

O efeito Visão geral não está habilitado por padrão. Então, você terá que ativá-lo na página Comportamento do Espaço de Trabalho em Configurações do Sistema. Em seguida, você pode habilitá-lo usando o atalho de teclado Super+W. Dois modos de layout estão disponíveis, Natural (padrão) e Mais próximo, e você também pode ativar ou desativar o desfoque de fundo em suas configurações.

Falando sobre efeitos, os efeitos “Cover Switch” e “Flip Switch” estão de volta para o alternador de tarefas (Alt+Tab), os efeitos baseados em QtQuick tiveram um grande aumento de desempenho para usuários de GPU NVIDIA e o efeito “Scale” substitui o “ Efeito Fade” como padrão ao abrir e fechar janelas.

Até a área da bandeja do sistema, a maioria dos widgets recebeu novos recursos e melhorias. Isso inclui os widgets Volume de áudio, Bateria e brilho, Media Player e Clima. Além disso, o painel e o gerenciador de tarefas receberam diversas alterações com mais opções de personalização e novas opções para facilitar sua vida.

KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente

Outras mudanças importantes na interface do usuário incluem:

  • a abertura de novas janelas no centro da tela por padrão;
  • suporte para janelas para lembrar a última exibição em que estavam em configurações de vários monitores;
  • a capacidade de colocar seu computador em suspensão/hibernação diretamente do bloqueio tela;
  • suporte para notificações ao enviar ou receber arquivos via Bluetooth;
  • além de suporte para pastas para respeitar a cor de destaque ou o esquema de cores do seu sistema.

Os fãs da sessão Plasma Wayland devem também se animar em terem:

KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente
KDE Plasma 5.24 LTS acaba de ser lançado oficialmente
  • o suporte para cores maiores que 8 bits;
  • suporte para o widget “Minimize All Windows”;
  • suporte “DRM lease” para melhorar performance de headsets VR;
  • uma nova página de tablet de desenho em Configurações do sistema;
  • suporte para o utilitário de captura de tela Spectacle para acessar o modo “Active Window”;
  • conceito de “monitor primário” semelhante ao X11;
  • suporte aprimorado para caneta, suporte para janelas minimizadas ou maximizadas para lembrar a área de trabalho virtual em que estavam ao restaurá-las;
  • bem como suporte para percorrer mais de duas atividades ao mesmo tempo usando a tecla de atalho Super+Tab.

Outras mudanças interessantes no KDE Plasma 5.24 incluem:

  • suporte para temas globais para especificar e alterar os layouts do Latte Dock;
  • um design mais moderno para o gerenciador de senhas “Plasma Pass”;
  • navegação completa pelo teclado para os widgets da área de transferência e da bandeja do sistema de rede;
  • KWrite como editor de texto padrão em vez de Kate;
  • tema Breeze muito melhorado e esquema de cores;
  • bem como componentes aprimorados do KRunner e do Gerenciador de Tarefas.

Além disso tudo, o KDE Plasma 5.24 também melhora as configurações do sistema para permitir que você escolha suas próprias cores de destaque personalizadas na página Cores, adicione a opção “Realçar configurações alteradas” em Cor noturna, suporte a mais baterias no recurso de limite de carga da bateria , reformule a página Formatos, respeite o recurso “Mostrar configurações alteradas” e ofereça suporte a mais de 8 layouts sobressalentes na página Teclado e mostre o fator de escala usado para cada tela na página Exibir e monitor.

Se você usa aplicativos Flatpak, uma boa novidade. Assim, o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover no KDE Plasma 5.24 facilita o gerenciamento de repositórios Flatpak em sua distribuição GNU/Linux. Por outro lado, permite abrir e instalar aplicativos Flatpak baixados localmente, também adicionando seu repositório ao seu sistema.

Além de todos esses aprimoramentos interessantes, destacamos:

O KDE Plasma 5.24 também vem com melhorias internas. Assim, por exemplo, desligará o ambiente de desktop mais rápido do que nunca. Você provavelmente também deve notar um tempo de resposta muito mais rápido.

O melhor de tudo. Como é uma série com suporte de longo prazo (LTS), o KDE Plasma 5.24 será suportado pelos próximos 18 meses. Portanto, teremos lançamentos pontuais (também conhecidos como atualizações de manutenção). Elas vão trazer mais correções de bugs. Assim, devem manter o ambiente de desktop tão estável e confiável quanto possível.

O KDE Plasma 5.24 deve chegar nos próximos dias aos repositórios estáveis da sua distribuição. Tudo vai depender da rapidez com que os mantenedores empacotam a nova versão. Se você quiser usá-lo agora, o melhor é ter uma distribuição com atualizações contínuas. É o caso, por exemplo, do KDE Neon, Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile