KDE Plasma 6.0.3 corrige algumas regressões x11 e vários travamentos

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

O novo KDE Plasma 6.0.3 corrige algumas regressões x11 e vários travamentos. Duas semanas após o KDE Plasma 6.0.2, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 6.0.3 como a terceira de cinco atualizações de manutenção planejadas para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6 abordando mais dessas regressões, falhas e bugs incômodos.

De acordo com o renomado desenvolvedor do KDE, Nate Graham, os desenvolvedores do KDE passaram muito tempo na segunda quinzena de março abordando algumas regressões X11 e vários travamentos que o novo sistema automático de relatórios de falhas foi capaz de encontrar, em uma tentativa de moldar o desktop KDE Plasma 6 em um ótimo ambiente.

Os bugs do X11 corrigidos no KDE Plasma 6.0.3 incluem uma regressão de conformidade com a Lei de Fitts no Qt no X11 impedindo que os widgets do painel sejam ativados ao clicar nos pixels diretamente contra uma borda da tela, um problema com o seletor de tela OSD e uma regressão recente afetando as configurações de vários monitores, o que fez com que os widgets do Gerenciador de Tarefas exibissem tarefas da tela errada e colocassem notificações no centro de uma das telas.

Da mesma forma, o KDE Plasma 6.0.3 melhora a sessão do Plasma Wayland ajustando o requisito do KWin, onde as janelas do XWayland só podem colocar conteúdo na área de transferência quando têm o foco do teclado e resolvendo um problema estranho que fazia com que certas janelas do XWayland se redimensionassem continuamente ao usar certos fatores de escala fracionária.

KDE Plasma 6.0.3 corrige algumas regressões x11 e vários travamentos

Além disso, o Plasma Wayland recebeu uma correção para um problema com o controle de câmera baseado em cursor em alguns jogos, melhora as visualizações de subpixels na página Fontes em Configurações do Sistema para serem exibidas corretamente e faz com que widgets relevantes da Bandeja do Sistema apareçam imediatamente ao adicionar um segundo layout de teclado sem a necessidade de reiniciar o Plasma ou o sistema.

Algumas melhorias de qualidade de vida também chegaram ao KDE Plasma 6.0.3 para tornar o Breeze GTK o tema padrão do GTK para novas instalações, bem como para tornar a animação de flutuação/desflutuação do painel flutuante mais suave ao usar um fator de escala acima de 100%, e também apenas em geral.

Mais características do Plasma

KDE Plasma 6.0.3 corrige algumas regressões x11 e vários travamentos

Além disso, o KDE Plasma 6.0.3 aborda uma regressão recente que mostrou velocidades de rede com fio no widget Redes, uma falha nas Configurações do Sistema que ocorreu ao aplicar um novo tema de decoração de janela, uma falha do Plasma que ocorreu ao reproduzir certos vídeos de música no Spotify, bem como um problema que causou falha no emparelhamento Bluetooth.

O aplicativo Monitor do Sistema também foi aprimorado nesta versão para resolver uma regressão de portabilidade recente que impedia que você arrastasse páginas para baixo ao reordenar, uma regressão recente que fazia com que o aplicativo falhasse ao descartar alterações após a edição de uma página e outra regressão encontrada nas cores dos blocos dos widgets do Monitor do Sistema que usavam a visualização de Grade de Cores.

Além disso, o KDE Plasma 6.0.3 melhora a robustez do código usado para migrar atalhos globais personalizados do antigo serviço KHotKeys para o novo serviço KGlobalAccel, corrige o som de login e corrige uma falha do Plasma que ocorria ao arrastar widgets de ou para painéis.

Por último, esta versão melhora o formulário de botão compacto do menu Global para se desativar quando o aplicativo atual não tiver menus globais. Para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas no KDE Plasma 6.0.3, confira o changelog completo.

Enquanto isso, se você já atualizou o Linux para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6, certifique-se de atualizar para a versão de ponto 6.0.3. Isso deve ocorrer assim que os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis para uma experiência de desktop Plasma mais estável e confiável.