Mais uma vez, a distribuição Linux Lite sai na frente para oferecer o que há de mais atual em relação ao Kernel. Desta vez, o Kernel 5.8 já pode ser instalado no Linux Lite com um simples comando via Terminal. Assim, este sistema operacional mantém uma tradição em relação a aplicar o kernel mais atualizado.
Anunciada por Linus Torvalds no último final de semana, a série de kernel Linux 5.8 traz alguns recursos interessantes, como Branch Target Identification (BTI) e Shadow Call Stack para a arquitetura AArch64 (ARM64), suporte de compactação LZO-RLE para o sistema de arquivos F2FS, suporte de criptografia em linha para a camada de bloco, Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN) e muito mais.
Todos esses novos recursos e melhorias geralmente se traduzem em melhor suporte de hardware. Portanto, esta é chance de ver como se comporta o kernel Linux 5.8 no seu computador Linux Lite. Então, será possível ver se o seu hardware funciona melhor ou se há alguns dispositivos não suportados pelo kernel atual. O kernel está disponível para instalações de 32 e 64 bits das séries Linux Lite 3.x, 4.xe 5.x.
Kernel 5.8 já pode ser instalado no Linux Lite. Veja como isso pode ser feito
A instalação do kernel Linux 5.8 no seu computador Linux Lite é bastante fácil. No entanto, lembre-se de que, se você usar drivers proprietários, como o driver gráfico da Nvidia, ou se não precisar de um kernel mais novo, é melhor evitar a instalação. Em outras palavras, você deve possuir o conhecimento necessário para solucionar problemas de instalação, caso algo dê errado.
Como sempre, existem duas opções para instalar uma nova versão do kernel no Linux Lite. Um gráfico, abrindo o aplicativo Lite Tweaks no menu Sistema e selecionando o recurso “Kernel Installer” e um da linha de comando, executando os comandos abaixo em um emulador de terminal.
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-headers-linuxlite-5.8.0 linux-image-linuxlite-5.8.0 -y
Isso instalará o kernel Linux 5.8 no seu computador Linux Lite. Além disso, você precisará reiniciar o computador assim que a instalação for concluída para que a nova versão do kernel seja instalada corretamente.
9to5 Linux