No ano passado, com o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS, houve uma oferta de kernel beta em tempo real da Canonical. Desde então, a Canonical continuou a fornecer essa opção de kernel em tempo real (RT) para aqueles que fazem parte do programa Ubuntu Advantage ou Ubuntu Pro, mas realmente não ouviu mais sobre a oferta de kernel RT além desse ponto. Um ano depois, a Canonical está se preparando para promover seu kernel em tempo real ao status de disponibilidade geral (GA). A Canonical twittou que eles estão “em breve se aproximando da disponibilidade geral do Ubuntu com kernel em tempo real”. Portanto, conforme a mensagem abaixo, o Kernel em tempo real do Ubuntu se aproxima do status GA.
Kernel em tempo real do Ubuntu se aproximando do status GA
Mesmo quando o kernel RT atingir o GA, parece que continuará fazendo parte do portfólio Ubuntu Pro e Ubuntu Advantage, que é pelo menos gratuito para uso pessoal.Enquanto isso, a série de patches RT upstream está quase na linha de chegada.
Um dos últimos bloqueadores conhecidos ainda sendo resolvidos foi em torno do suporte do console, mas esperamos que este ano o suporte do kernel RT seja totalmente integrado ao upstream e, por sua vez, torne muito mais fácil para as distribuições do Linux oferecer versões do kernel em tempo real.
Os patches RT out-of-tree não foram atualizados desde o final de novembro, mas para os interessados ??podem ser encontrados em linux-rt-devel.git se quiserem rodar seu próprio kernel RT.
Em 22.04, a Canonical anunciou uma versão beta do kernel do Ubuntu com o patchset PREEMPT_RT integrado. O novo kernel em tempo real atende casos de uso dependentes de latência extrema e fornece tempos de resposta determinísticos para eventos de serviço. Atendendo às rigorosas especificações de preempção, o tempo real é adequado para uma ampla gama de verticais, desde aplicativos de telecomunicações até dispositivos dedicados em automação industrial e robótica. Mas um kernel em tempo real resulta necessariamente em desempenho otimizado? E quais seriam as consequências de perder um prazo?
Se você é um entusiasta do kernel Linux ou está apenas começando com sistemas de tempo real e deseja aprender mais sobre o PREEMPT_RT, este webinar é para você. Este webinar fornecerá uma ampla visão geral dos casos de uso de destino e aplicativos em tempo real. Começando com os blocos de construção, aprenderemos: – O que é um sistema de tempo real? – Quais são os casos de uso de tempo real nos segmentos de mercado? – Qual é a função do patchset PREEMPT_RT? – Como saber se um kernel de baixa latência é aceitável em PREEMPT_RT? E muito mais. Tendo definido o cenário e o contexto necessário em mente, vamos mergulhar profundamente na compilação do kernel do Linux com o patch fora da árvore PREEMPT_RT aplicado.