Depois de seis anos com suporte, o kernel Linux 4.4 LTS deixa de receber atualizações. O anúncio é do desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman. Ele emitiu um anúncio hoje de que a série de kernel Linux 4.4 com suporte de longo prazo finalmente chegou ao fim da vida útil após seis anos de suporte.
Assim, o kernel Linux 4.4 LTS apareceu exatamente em 10 de janeiro de 2016 e recebeu, durante todo esse tempo, nada menos que 302 atualizações de manutenção. Foram exatos 2.216 dias, durante os quais recebeu um total de 18.712 alterações de 3.532 desenvolvedores e 503 empresas.
O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman lembra que esse era uma das melhores versões de kernel, que alimentava milhões, talvez alguns bilhões de dispositivos.
Kernel Linux 4.4 LTS deixa de receber atualizações após seis anos de suporte
No entanto, como todas as coisas boas, o kernel Linux 4.4 chegou ao fim da vida útil com o lançamento de hoje da atualização Linux 4.4.302. Portanto, isso significa que, a partir de 3 de fevereiro de 2022, a ramificação do kernel Linux 4.4 não será mais compatível com outras atualizações de manutenção que geralmente fornecem correções de bugs e patches de segurança. Como tal, a ramificação do kernel 4.4 logo se tornará vulnerável a todos os tipos de ameaças.
Esta ramificação do kernel agora é END-OF-LIFE. Ele não receberá mais atualizações da equipe estável do kernel e provavelmente se tornará rapidamente inseguro e desatualizado. Não use mais a menos que você realmente saiba o que está fazendo, disse Greg Kroah-Hartman.
Se você ainda estiver usando o kernel Linux 4.4 em seu sistema, é altamente recomendável atualizar para uma das versões de kernel LTS (com suporte de longo prazo). Isso deve ocorrer o mais rápido possível.
As ramificações do kernel Linux com suporte que são mantidas por um longo período de tempo incluem:
- Linux 4.9 LTS até janeiro de 2023;
- Linux 4.14 LTS até janeiro de 2024;
- o Linux 4.19 LTS até dezembro de 2024;
- Linux 5.4 LTS até dezembro de 2025;
- Linux 5.10 LTS até dezembro de 2026;
- e, finalmente, o mais recente Linux 5.15 LTS até outubro de 2023.
Considerando o fato de que o kernel Linux 4.4 foi suportado por mais de seis anos, você pode querer atualizar para o kernel Linux 5.10 LTS, que tem a janela de suporte mais longa de todas as ramificações de kernel LTS suportadas.
No entanto, nem tudo está perdido para quem quiser continuar ou não puder atualizar para o Linux 4.4. Se você não mudar para uma série Linux LTS mais recente, Greg Kroah-Hartman sugere entrar em contato com o projeto CIP em https://www.cip-project.org/. Segundo ele, uma equipe desse projeto pretende manter de alguma forma as atualizações mais importantes do Linux 4.4 daqui para frente. Porém, haverá muitas limitações nessas atualizações.
Via 9to5Linux