Altos e baixos em relação a próxima versão do kernel Linux, a 5.12 que teve seu release candidate 7 (rc7) lançado neste final de semana. O lançamento do kernel estável do Linux 5.12 está se aproximando rapidamente. Porém, com um grande desafio pela frente e deveremos ter, provavelmente, um candidato a lançamento extra.
Logo depois do kernel Linux 5.12-rc6 “positivamente pequeno” do último fim de semana, Linus Torvalds lançou o Linux 5.12-rc7 alguns minutos atrás. O kernel 5.12 voltou a ser maior do que o esperado neste estágio final de desenvolvimento. Linus ainda não decidiu se isso significará uma semana extra de testes ou se as coisas estão parecendo boas o suficiente para o lançamento como estável e evitando um candidato a lançamento extra.
Kernel Linux 5.12-rc7 lançado em meio a grande preocupação com tamanho
Torvalds escreveu sobre 5.12-rc7:
Ah bem. rc5 era grande. rc6 era pequeno. E agora rc7 é grande novamente. Na verdade, é o maior rc7 (pelo menos em número de commits) que tivemos na série 5.x. Isso ocorre principalmente devido a correções de rede (das quais o rc6 não tinha), e nenhum deles deveria ser tão assustador, mas nunca é ótimo quando temos um rc tão grande. É particularmente irritante no final da janela de lançamento como este.
Se tudo correr bem nesta semana, isso significará que o Linux 5.12 será lançado no próximo fim de semana, caso contrário deve haver uma prorrogação com o 5.12-rc8 chegando. Portanto, fica a expectativa para o próximo final de semana.
Linus Torvalds também comentou
Ainda estou pensando sobre o lançamento final do 5.12. O fato de termos um rc7 grande me faz pensar que provavelmente farei um rc8 desta vez. Mas acaba dependendo um pouco de como será a próxima semana, e se as coisas estiverem mortalmente quietas, posso acabar decidindo que um rc8 realmente não faz sentido.
O kernel Linux 5.12 apresenta
Processadores + Plataformas SoC:
- Revestimento principal do SiFive FU740 e suporte da placa HiFive Unmatched RISC-V. O suporte NUMA também pousou para RISC-V.
- Intel ASIC N5X e Snapdragon 888 estão junto com as novas plataformas agora suportadas.
- O novo kernel evitará o desligamento prematuro de sistemas móveis Intel quentes, dependendo da zona térmica sendo desarmada.
- Suporte ao perfil da plataforma de laptop Lenovo .
- Melhor suporte a dispositivos Microsoft Surface .
- A estrutura do Dynamic Thermal Power Management (DTPM) foi fundida para que você não se queime em dispositivos quentes.
- Várias adições de driver da plataforma x86 .
- Remoção de plataformas ARM antigas / obsoletas .
- Remoção do suporte Intel MID e com esse suporte Intel Simple Firmware Interface é removido .
Virtualização:
- Mais do código do hipervisor ACRN da Intel é upstream para esse hipervisor de IoT/segurança crítica.
- Fixação de páginas em lote VFIO para melhor desempenho.
- Suporte para o kernel Linux inicializar como partição raiz no hipervisor da Microsoft;
- KVM agora permite que o espaço do usuário emule hipercalls do Xen.
Gráficos:
- Intel VRR/Adaptive-Sync para Intel Xe (Gen12);
- O overclocking OverDrive da série Radeon RX 6800/6900 agora está conectado.
- Suporte ao formato de pixel FP16 para mais GPUs Radeon .
- AMDGPU FreeSync sobre HDMI para dispositivos pré-HDMI 2.1. HDMI 2.1+ ainda está em um estado ruim para drivers de código aberto devido a restrições de especificação.
- Várias outras melhorias AMDGPU;
- Adreno 508/509/512 GPU suporte em MSM.
- A capacidade de desativar as atenuações de segurança gráfica da Intel .
- Correções do Intel Rocket Lake junto com melhorias no gerenciamento de energia, suporte a cores claras para Tiger Lake e outros acontecimentos do i915.
Via Phoronix