Kernel Linux 5.18 é lançado oficialmente

Linux Kernel 4.14 chega ao fim da vida útil após mais de seis anos de manutenção
tux linux

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou neste final de semana o lançamento e a disponibilidade do novo kernel Linux 5.18. Portanto, esta é a mais nova série de kernel estável para distribuições GNU/Linux. A nova versão adiciona muitos novos recursos e suporte de hardware aprimorado.

O kernel Linux 5.18 chega precisamente dois meses após a série de kernel Linux 5.17 e recebeu sete marcos RC (Release Candidate) durante todo o seu ciclo de desenvolvimento, o que ajudou os desenvolvedores do kernel a corrigir bugs e melhorar a funcionalidade existente.

Os destaques do kernel Linux 5.18 incluem a mudança para o padrão do compilador C11, suporte para “eventos de usuário” no sistema de rastreamento, suporte para a função “porta de gerenciamento do sistema host” da AMD, suporte para somas de verificação de integridade de 64 bits em dispositivos NVMe, suporte para o Recurso de “interface de feedback de hardware” da Intel, suporte indireto de rastreamento de ramificação para a arquitetura x86, bem como melhor desempenho de agendamento de processo em CPUs AMD Zen.

Kernel Linux 5.18 é lançado oficialmente

O Linux 5.18 também melhora o sistema de arquivos Btrfs com suporte para duas novas operações ioctl(), permitindo leitura direta e gravação na extensão de um arquivo e suporte a reflink/desdupe de montagem cruzada, melhora o recurso de gerador de números aleatórios, melhora o subsistema io_uring, adiciona criptografia RSA suporte ao dispositivo virtio-crypto e adiciona uma nova opção keep_last_dots de montagem ao sistema de arquivos exFAT para que ele não retire mais os períodos finais dos nomes dos arquivos.

Também vale a pena mencionar o fato de que os sistemas PowerPC de 32 bits finalmente suportam patches ao vivo no kernel Linux 5.18, que também implementa suporte para o driver de silício definido por software Intel, suporte para montagens mapeadas por ID para o sistema de arquivos F2FS, suporte integrado para NFSv3 no sistema de arquivos NFS, suporte para o alocador de memória de pacote de programa BPF e um novo mecanismo de sonda de entrada/saída de função fprobe para sondar várias funções com um único manipulador de sonda, baseado em ftrace.

Para usuários de ARM, o kernel Linux 5.18 oferece suporte para interrupção separada e pilhas de kernel virtualmente mapeadas para sistemas ARM de 32 bits, bem como suporte para o novo algoritmo de autenticação de ponteiro QARMA3 e suporte para construção de pilha de sombra para a arquitetura AArch64 (ARM64) .

Para as arquiteturas RISCV, o Linux 5.18 apresenta suporte para o formato de tabela de páginas “Sv57”, uma nova implementação perf que usa as extensões SBI PMU e Sscofpmf, suporte para a extensão SBI CPU-idle e suporte para sequências reinicializáveis. Além disso, a arquitetura PA-RISC recebeu suporte vDSO mínimo.

Entre outras mudanças, o kernel Linux 5.18:

Kernel Linux 5.18 é lançado oficialmente com muitas novidades.
  • descontinua o suporte para o sistema de arquivos ReiserFS;
  • melhora o subsistema de ponte com suporte para várias árvores de extensão;
  • adiciona suporte a fragmentos ao mecanismo de caminho de dados expresso (XDP);
  • e adiciona um novo keyring do kernel Linux chamado machine que contém as Chaves do Proprietário da Máquina (MOK) do TPM.

Por último, o Linux 5.18 inclui vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware. Os destaques incluem:

  • suporte inicial de GPU dual-core para o driver Panfrost;
  • suporte para laptops HP usando áudio Realtek;
  • suporte InterTouch em laptops ThinkPad T14 e P14s Gen 1;
  • suporte para teclados Razer BlackWidow;
  • mapeamento Fn para laptops MacBook Pro com Touch Bar e vários brindes para Macs com o chip de segurança Apple T2 e vários modelos Apple Magic Keyboard.

O kernel Linux 5.18 está disponível para download no site kernel.org para aqueles que desejam compilar seus próprios kernels. Caso contrário, o melhor é esperar que a série Linux 5.18 chegue aos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux favorita. Isso deve acontecer nas próximas semanas. E, como esperado, a janela de mesclagem para a próxima versão principal, Linux 5.19, será aberta ainda hoje.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile