Kernel Linux 5.6-rc4 é lançado

Lançado Kernel Linux 5.11 RC 5
kernel

O quarto candidato a lançamento semanal do Linux 5.6 já está disponível para teste. A versão final do Linux 5.6 deve ser lançada no final de março ou no primeiro final de semana de abril. No entanto, nesse meio tempo, o kernel Linux 5.6-rc4 marca um dos pontos intermediários desta primeira atualização do núcleo deste outono de 2020. Assim, o Kernel Linux 5.6-rc4 acaba de ser lançado neste final de semana e é uma versão sem tantas novidades.

Apesar disso, não se engane. O Linux 5.6 é um kernel muito interessante, com inúmeras novas funcionalidades para usuários finais e desenvolvedores.

Kernel Linux 5.6-rc4 é lançado com novidades

Em relação especificamente ao Linux 5.6-rc4, houve muitas correções de erros e regressões na semana passada.

Linus Torvalds escreveu sobre 5.6-rc4

Kernel Linux 5.6-rc4 é lançado

O Rc4 é de tamanho razoavelmente grande, e o diffstat também parece bom e plano (o que basicamente significa “muitas pequenas alterações”), exceto por uma correção de ipset de filtro de rede que acabou sendo um pouco grande e envolvida devido a alterações de bloqueio. Esse único commit também aparece no dirstat e é responsável por cerca de 1/6 de todo o patch. Enfim, todo o resto parece bem pequeno. Existem alguns drivers ethernet que tiveram algumas mudanças maiores, mas realmente existem muitas coisas pequenas: arquiteturas (x86, arm64, risc-v), drivers (gpu, hid, networking), sistemas de arquivos (zonefs e ext4 ) e algum código de rastreamento, afirmou Linus.

Da mesma forma, também está chegando ao Linux 5.6-rc4 esta semana uma correção de segurança de virtualização Intel KVM. O CVE-2020-2732 parece originar-se de código inacabado no Intel VMX para o suporte à Máquina Virtual Baseada em Kernel (KVM) do kernel Linux. Parece que essa vulnerabilidade decorre do fato de que essa função não estava verificando todas as interceptações e, como tal, pode acabar simulando instruções não permitidas pela virtualização hypervisor.

Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile