Krita foca na aceleração da GPU & AI em 2024

Krita foca na aceleração da GPU & AI em 2024
Krita 5.1 lançado com suporte para JPEG-XL e WebP

O programa Krita foca na aceleração da GPU & AI em 2024. O editor gráfico de código aberto Krita e o programa de arte digital estão analisando a possibilidade de adicionar alguns recursos de IA ao seu arsenal, bem como uma possível aceleração de GPU e outros novos recursos em 2024.

Primeiro, os desenvolvedores do Krita reconhecem que precisarão eventualmente fazer a portabilidade do kit de ferramentas Qt5 para Qt6. Entre os recursos que eles esperam enfrentar este ano, porém, está a integração com o Blender, um novo tipo de camada para histórias em quadrinhos, um sistema para criar balões de texto flexíveis, um sistema para fornecer predefinições de ferramentas, uma nova interface do usuário para lidar com paletas, uma exibição de forma de onda de áudio de animação e suporte para fluxos de trabalho de quadro de referência de animação.

No lado da GPU, eles estavam considerando usar a GPU para pincéis, mas então os desenvolvedores decidiram que o desempenho do pincel é bom o suficiente. Em vez disso, eles investigarão o uso de GPUs para otimizar máscaras de transformação.

Krita foca na aceleração da GPU & AI em 2024

Eles também estão considerando adicionar recursos de IA ao programa de pintura digital Krita. Seu pensamento atual no lado da IA Krita é:

Krita foca na aceleração da GPU & AI em 2024

“E há a coisa mais controversa de todas: devemos adicionar recursos de IA ao Krita? Tivemos várias discussões acaloradas entre desenvolvedores e artistas na lista de discussão e no invent.kde.org.

Os artistas na reunião argumentaram que a IA generativa é inútil e, na melhor das hipóteses, levaria a modelos sem graça e repetitivos, mas que a IA assistiva poderia ser útil. Para descobrir se isso é verdade, começamos a investigar um projeto em particular: a tinta de esboços assistida por IA. Isso é útil, poderia substituir um passo tedioso ao fazer arte, mantendo a individualidade artística. Se ele realmente chegará a Krita é incerto, é claro, mas a investigação esperançosamente nos ajudará a entender melhor a questão, as possibilidades e os problemas.

Observação: não implementaremos nada que use modelos treinados em imagens raspadas e garantiremos que a pegada de carbono do recurso não exceda sua utilidade.”

Mais detalhes sobre os planos de Krita para 2024 através do blog Krita.org.