Lançada correção de problemas do Malwarebytes para o Chrome quebrado pelo Windows 11 KB5027231

google-chrome-criptografia-pos-quantica-pode-quebrar-conexoes-tls

A Malwarebytes lançou uma correção para um problema que quebrava o Google Chrome nos sistemas de seus clientes depois de instalar a atualização cumulativa do Windows 11 22H2 KB5027231 lançada na semana passada.

A empresa confirmou relatos de usuários de que a interface do usuário do Google Chrome não apareceria mais após a implantação das atualizações cumulativas do Patch Tuesday deste mês ainda na semana passada. E o conflito com o Google Chrome é causado pelo módulo anti-exploit do Malwarebytes, que bloqueia o carregamento ou falha do navegador da Web após a instalação da atualização KB5027231.

Malwarebytes corrige problema que quebra o Chrome no Windows 11 KB5027231

Os clientes afetados por esse problema conhecido foram aconselhados a desativar a entrada do Chrome na lista de aplicativos protegidos em seu produto Malwarebytes como uma solução temporária. No entanto, o Malwarebytes agora corrigiu o conflito com o navegador Chrome em sistemas Windows 11 atualizados.

Essa correção permite que o Chrome seja um aplicativo protegido para todos os dispositivos Windows 11, mas não aplica nosso código anti-exploit a todos os processos do Chrome.

Atualize para a versão do componente: 1.0.2047 e versão do Malwarebytes: 4.5.31.270 para receber esta correção. Esta atualização é automática ao longo do tempo. Para atualizar manualmente, abra o Malwarebytes, clique em Configurações > Sobre > Verificar atualizações.

O Malwarebytes diz que a atualização será aplicada automaticamente a novas instalações e aconselha os clientes que usaram a solução alternativa a reativar a proteção anti-exploit para o Chrome após a instalação da correção.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Para reativar o Chrome como um aplicativo protegido em seu produto Malwarebytes, você deve: abrir o Malwarebytes e no canto superior direito, clicar na roda Configurações. Em seguida, clique na guia Segurança. Em Proteção contra exploração, clique em Gerenciar aplicativos protegidos. Alternar no Google Chrome (e plug-ins) e clique em Concluído.

Como o BleepingComputer relatou na semana passada, a mesma atualização do Windows 11 também quebraria o Google Chrome em sistemas protegidos por Cisco e WatchGuard EDR e soluções antivírus. Com base em relatórios de usuários e como confirmado pela equipe da WatchGuard, o navegador da Web não abriria se o Cisco Secure Endpoint e os mecanismos de prevenção de exploração da WatchGuard fossem ativados após a instalação do KB5027231.

Embora uma correção ainda não tenha sido lançada pela Cisco e WatchGuard, os clientes afetados são aconselhados a desativar a proteção antiexploit ou definir o Chrome como o navegador padrão em Configurações > Selecionar navegador padrão para reativar o navegador nos sistemas Windows 11 afetados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile