O criador do Flatseal, Martín Abente Lahaye, anunciou o lançamento do Flatseal 1.8. Portanto, esta é a versão estável mais recente deste aplicativo de código aberto. Ele deixa gerenciar permissões de aplicativos Flatpak em sua distribuição GNU/Linux.
O Flatseal 1.8 está aqui para apresentar a capacidade dos usuários de revisar e modificar substituições globais. O Flatseal agora está ciente dessas substituições globais, leva em consideração todas as fontes de alterações de permissões e as exibe para o usuário quando você observa as permissões de um aplicativo.
Além disso, o Flatseal agora destaca todas as permissões alteradas pelo usuário ou globalmente.“Quando as pessoas analisam as permissões de um aplicativo, essas substituições globais precisam ser contabilizadas e exibidas. Com esta versão, todas as fontes de alterações de permissões são levadas em consideração. Agora, o que você vê é exatamente o que o aplicativo pode ou não fazer”, explica o desenvolvedor Martín Abente Lahaye em um post no blog.
Vamos começar com correções de bugs. Desde o Flatpak 1.12.4, a remoção de permissões do sistema de arquivos com modos no Flatseal fez com que o Flatpak avisasse as pessoas sobre o modo sendo incluído como parte da substituição. Com razão, isso confundiu muitos. Com esta versão, ele não incluirá mais esses modos, por exemplo, :ro , ao remover as permissões do sistema de arquivos.
Lançada nova versão 1.8 do Flatseal para gerenciar permissões de pacotes do Flatpak
Outras mudanças importantes incluídas no Flatseal 1.8 são:
- a capacidade de lidar com a criação do diretório “overrides” para aqueles que desejam instalar o Flatseal por meio dos repositórios de sua distribuição em vez de como um aplicativo Flatpak;
- suporte para os novos esquemas de cores no nível do sistema no GNOME desktop;
- bem como atalhos simplificados e janelas de documentação usando uma abordagem modal.
O Flatseal 1.8 também remove os modos usados para remover permissões do sistema de arquivos, pois eles faziam com que o Flatpak alertasse as pessoas sobre o modo incluído como parte da substituição, adiciona suporte para os idiomas búlgaro, chinês (China) e dinamarquês e corrige outros pequenos problemas.
Se você deseja gerenciar (conceder ou remover) permissões para aplicativos Flatpak, você pode baixar o Flatseal 1.8 agora mesmo do Flathub como um aplicativo Flatpak.
Os próximos lançamentos do Flatseal finalmente apresentarão:
- uma porta GTK4 e libadwaita;
- modelos de back-end revisados para remover mais algumas limitações do aplicativo;
- bem como uma interface de usuário de substituições globais mais polida.
Via 9to5Linux