Apenas cinco meses e meio após o lançamento do Cinnamon 5.0, o ambiente de desktop carro-chefe do Linux Mint foi atualizado para a versão 5.2. Então, este é um lançamento importante que vem com novos recursos e muitos aprimoramentos. Assim, conheça o novo desktop Cinnamon 5.2 que acaba de ser lançado.
O Cinnamon 5.2 vem com um miniaplicativo de Menu aprimorado que agora apresenta melhor navegação por teclado para idiomas RTL (da direita para a esquerda), ícones simbólicos para todos os aplicativos, a capacidade de ocultar os botões do aplicativo por padrão e quando o menu é fechado, suporte para exibindo resultados de conclusão apenas quando a entrada do caminho do sistema de arquivos está habilitada e a capacidade de mostrar itens de menu atualizados enquanto o menu está aberto.
Também melhorado nesta versão é o miniaplicativo de som, que não mostra mais “Artista desconhecido” no painel e melhora os botões de controle de mídia e a etiqueta de status do player com layouts RTL, bem como o miniaplicativo de teclado, que agora mostra corretamente os tamanhos dos ícones quando o painel é vertical.
Lançado desktop Cinnamon 5.2. Veja outros recursos importantes
O miniaplicativo Calendário também foi aprimorado no Cinnamon 5.2 com suporte para o back-end unificado do Evolution Data Server do GNOME para aplicativos que lidam com contatos, tarefas e informações de calendário. Além disso, o miniaplicativo de notificações recebeu uma nova configuração “Não mostrar contagem de notificações na bandeja” se você não quiser ver uma contagem de notificações no ícone de notificação da bandeja do sistema.
O componente GWL (lista de janelas agrupadas) do Cinnamon também foi aprimorado nesta versão para atualizar automaticamente o ícone do AppGroup toda vez que uma nova janela for adicionada ao grupo, não forçar mais a exibição da opção “Nova janela”, corrigir um problema de visualização de janela quando o efeito fade-out é usado, e para remover a verificação redundante ao pular a barra de tarefas.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Cinnamon 5.2 vem com uma opção para desativar a rolagem no miniaplicativo de troca de espaço de trabalho, a capacidade de verificar se um Cinnamon Spice está ativado ou não, a capacidade de desativar o Ccinnamon como manipulador padrão para notificações, uma nova confirmação caixa de diálogo ao remover um painel, uma nova alternância para ativar ou desativar os rótulos da janela e suporte RTL aprimorado para a configuração do layout do botão da janela.
Mais características
O Cinnamon 5.2 também respeita a PrefersNonDefaultGPU entrada da área de trabalho ao iniciar aplicativos com GPUs dedicadas ou integradas, adiciona suporte para Python 3.10 ao editor de menus, melhora a ordenação das janelas com painéis verticais, simplifica as animações das janelas, adiciona um efeito de shader radial ao Lightbox, adiciona alguns estilos para a caixa de diálogo Executar e trata melhor a arte do álbum para o aplicativo Spotify.
Quando o Cinnamon 5.2 estará disponível na minha distro? Bem, uma coisa é certa, Linux Mint 20.3 “Una” virá com Cinnamon 5.2 por padrão, mas, se você não pode esperar até seu lançamento oficial em dezembro, você deve poder instalá-lo no Arch Linux em breve dias. Você também pode baixar o tarball do código-fonte se quiser compilá-lo sozinho.
Via 9to5Linux