O GIMP 2.99.2 está finalmente acaba de ser lançado e vem com boas surpresas como GTK3 UI e suporte ao Wayland. Este é, portanto, o “primeiro passo” para o lançamento do GIMP 3.0. A próxima versãodeve destacar essa transição do kit de ferramentas GTK2 para GTK3.
Com o GIMP 3.0 no GTK3, há melhorias na interface do usuário, incluindo suporte nativo ao Wayland e suporte adequado a monitores HiDPI. Este trabalho também melhora a manipulação do dispositivo de entrada para o GIMP e novas possibilidades de tema.
Além de mudar para GTK3, o GIMP 2.99.2 (e 3.0) também apresenta:
- uma nova API de plug-in;
- uma refatoração e limpeza da base de código em geral;
- trabalho contínuo no manuseio do espaço de cores do programa de manipulação de imagem;
- cache de renderização como um dos as etapas para um melhor desempenho;
- e várias outras melhorias.
Lançado GIMP 2.99.2 com GTK3 UI e suporte ao Wayland
“O GIMP 2.99.2 marca o primeiro passo em direção ao GIMP 3 baseado no kit de ferramentas de interface de usuário GTK3″, confirma o comunicado oficial do programa.
Com o trabalho de plug-in GIMP 3 agora também é possível criar plug-ins com linguagens Python 3, JavaScript, Lua e Vala.
Antes do lançamento estável do GIMP 3.0, os desenvolvedores ainda planejam examinar todas as suas alterações e revisar a API exposta.
Mais detalhes sobre a versão de desenvolvimento do GIMP 2.99.2 de hoje em GIMP.org.
Há um pacote Flatpak aprimorado do GIMP 2.99.2 para teste, bem como para o Windows. No entanto, eles ainda precisam de mais ajuda para o perfeito funcionamento no macOS.
Definitivamente, há outras partes em que a ajuda será crucial, seja plug-ins, código principal, interface do usuário ou interface do aplicativo. Portanto, precisamos de mais atenção nisso para resolver o máximo de pequenos problemas que pudermos.
Para concluir, lembramos que você pode doar para o projeto e financiar pessoalmente vários desenvolvedores do GIMP que tornam tudo isso possível. Essa também é uma forma de retribuir e acelerar o desenvolvimento do GIMP se você gostar do projeto.