O desenvolvedor Linus Torvalds lançou o sexto candidato a lançamento semanal do Linux 5.16 para teste nesta semana de Natal. O ciclo do Linux 5.16 será estendido devido ao feriado de Natal e também de Ano Novo. Além disso, eles querem evitar abrir a janela de mesclagem do kernel Linux 5.17 durante as festividades de ano novo. Portanto, o Linux 5.16 será lançado no início de janeiro (provavelmente em 9 de janeiro), seguido pela abertura da janela de mesclagem do 5.17.
Linus Torvalds escreveu no anúncio do 5.16-rc6:
As coisas estão se acalmando, e o rc6 é bastante pequeno. Isso é normal para esta época na programação de lançamentos, mas também é normal para esta época do ano. E espero que nas próximas duas semanas fique bem quieto, e menor ainda. Mas talvez as pessoas estejam entediadas, talvez as pessoas fiquem em casa devido ao medo de pegar a Covid de novo, vamos ver.
Lançado novo Kernel Linux 5.16-rc6
Como destaque, o novo Linux 5.16-rc6 traz o agendamento do núcleo x86 permanece presente e habilitado. No início do ciclo, indiquei como esse novo recurso de agendamento prejudicou o desempenho do Intel Alder Lake. No início de dezembro, a Intel postou novos patches para programação de cluster x86 para torná-lo mais configurável e desabilitá-lo para Alder Lake. Porém, a partir do Linux 5.16-rc6 esse trabalho ou qualquer forma dele desabilitá-lo para ADL explicitamente ou apenas desabilitá-lo por padrão no Kconfig ainda não aconteceu. Esperançosamente, será melhorado para evitar a experiência pobre de Alder Lake com este novo kernel e não ter que esperar pela v5.17/manter a v5.15.
Linux 5.17 trazendo novo driver para alguns controles de iluminação/ventilador e monitoramento NZXT
Graças à comunidade de código aberto e de engenharia reversa, há suporte de driver Linux principal para soluções de refrigeração líquida NZXT all-in-one selecionadas, enquanto o próximo kernel Linux 5.17 é outro novo driver NZXT para alguns de seus outros produtos.
Graças ao desenvolvedor independente Aleksandr Mezin, o Linux 5.17 deve apresentar o driver “nzxt-smart2” como parte do subsistema de monitoramento de hardware do kernel.
Este driver permite o monitoramento e controle de ventiladores conectados e suporte de controle de iluminação RGB LED. O hardware suportado por este driver hwmon inclui o NZXT RGB & Fan Controller e o NZXT Smart Device v2.
Esses dispositivos NZXT são oficialmente suportados pelo Windows, com a empresa oferecendo drivers e software de controle conveniente. Agora, para usuários do Linux com o próximo kernel Linux 5.17, há este driver nzxt-smart2 criado pela comunidade. No momento, o driver está em hwmon-next até que a janela de mesclagem do Linux 5.17 seja aberta em janeiro.
Este driver de kernel expõe os controles e monitoramento para o espaço do usuário via sysfs. Os usuários podem interagir com o sysfs diretamente ou por meio de vários scripts e software de espaço do usuário, como o Liquidctl, para aprimorar o suporte de controle no Linux.
Via Phoronix