A base de código do compilador GCC 12 atingiu zero regressões P1 (a prioridade mais alta) e, portanto, o código do compilador GCC 12 foi ramificado da linha principal, um candidato a lançamento é iminente. Então, se tudo correr bem, GCC 12.1.0 como a versão estável poderia sairá no final desta semana.
Jakub Jelinek, da Red Hat, anunciou o marco zero de regressão P1 e segue em frente com as atividades de ramificação e lançamento. Um candidato a lançamento do GCC 12.1-rc1 deve vir na sexta-feira para testes. De agora em diante, apenas bloqueios de regressão e correções de documentação são permitidos no GCC 12.
Lançamento estável do GCC 12.1 deve ocorrer na próxima semana
Se tudo correr bem, o GCC 12.1 pode sair no final da próxima semana se candidatos a lançamentos adicionais não forem garantidos.
Os detalhes foram compartilhados no relatório de status de agora.
Chegamos a zero regressões P1 hoje e a ramificação releases/gcc-12 foi criado. O GCC 12.1-rc1 será construído provavelmente amanhã. A ramificação agora está congelada para bloquear regressões e documentação apenas correções, todas as alterações na ramificação exigem uma aprovação do RM agora.
Se nenhum show stoppers aparecer, gostaríamos de lançar a versão 12.1 no final da próxima semana, ou logo depois disso, se algum problema importante for descoberto e corrigido, o rc2 pode ser lançado na próxima semana afirma o responsável Jakub Jelinek.
Isso também abre o main para o desenvolvimento do GCC 13 com a base de código principal sendo redefinida para o desenvolvimento do “estágio 1” no que será o lançamento do compilador do GCC 13 para estreia no próximo ano.
Novos recursos do C++ do GCC 12 e C++ 23 implementado
Com o lançamento do GCC 12.1 previsto para esta semana, Marek Polacek, da Red Hat, escreveu uma nova postagem no blog descrevendo muitas das melhorias da linguagem C++ encontradas nesta grande atualização do GNU Compiler Collection.
O GCC 12 é padronizado para o C++17 (ou seja, o dialeto GNU++17) por padrão para C++, mas mais C++23 foi implementado nesta atualização anual do compilador. Embora no GCC 12, tanto o C++20 quanto o C++23 ainda sejam considerados experimentais.
O GCC 12 implementa os recursos do C++ 23 para if consteval, auto(x), variáveis não literais em funções constexpr, operador de subscrito multidimensional, diretivas de pré-processamento elifdef e elifndef, instrução init estendida, dobra de funções triviais e muito mais. O GCC 12 também está introduzindo vários avisos de compilador novos e aprimorados.
Mais detalhes sobre as melhorias do C++ a serem encontradas no próximo GCC 12 podem ser encontradas no Red Hat Developers’ Blog.
Também há melhorias no analisador estático e muito mais para aproveitar com o GCC 12 – fique atento para minha recapitulação de recursos e mais benchmarks do compilador em breve. No GCC 13, no próximo ano, eles pretendem ter o suporte C++ 23 ao quadrado.
Via Phoronix