A Comunidade GNU/Linux já pode comemorar e a Purism também, os investimentos do Librem 5 vai sair do papel. A Purism é muito conhecida por ser uma das poucas empresas que vendem seus computadores com o GNU/Linux pré-instalado. O Librem 5 segue o modelo de crowdfunding, bem parecido com o famoso Ubuntu EDGE que infelizmente não conseguiu atingir sua meta de investimento e acabou não saindo do forno.
Mas, agora o Librem 5 já pode comemorar, e todo mundo que investiu também, no momento da escrita deste artigo, faltam 11 dias para que a janela de investimento no Librem 5 seja encerrada, e a boa notícia é que a Purism arrecadou $ 1.644.905 onde valor valor total seria de $ 1.500.000 são 9,66% a mais, e os interessados podem continuar investindo.
A ideia é que o Librem 5 seja lançado com o Debian GNU/Linux e que terá como ambiente padrão o GNOME Shell ou o Plasma Mobile, a ideia é usar somente aplicativos de código aberto ou software livre.
E como é o Librem 5 da Purism?
A tela do Librem 5 será de 5 polegadas, e terá suporte a uma lista imensa de redes móveis, como 2G, 3G, 4G, GSM, UMTS e LTE. O processador será o i.MX 6 ou i.MX 8 e conta também com um modem separado, para que você esteja protegido da agência de vigilância governamentais.
Além disso, ele também conta com o Wi-fi, Bluetooth, Câmera, Microfone e o famoso PureOS GNU/Linux da Purism, que tem como base o Debian GNU/Linux, mas em breve o projeto vai fornecer instruções para que você instale qualquer distribuição de sua escolha.
A data de chegada do Librem 5 ainda não esta marcada, mas a promessa é que as primeiras unidades cheguem até março de 2019, e o melhor, algumas distribuições já foram testadas no protótipo do Librem 5, e até o momento a Purismo garante que as distribuições GNU/Linux Ubuntu, Arch Linux ARM, Fedora, openSUSE e SubgraphOS funcionem de forma adequada em seus aparelhos.
Além disso, você consegue fazer suas conexões com dispositivos Android, iOS ou Windows Phone, e o objetivo da convergência também esta sendo testado, mas já é possível transformar o Librem 5 em um PC se você conectar um monitor, teclado e mouse.
Agora, a Purism precisa de um fabricante que mantenha a qualidade para montar as unidades do Librem 5, e como era de se esperar, eles querem todas as unidades passem por mais testes de hardware antes de começar as vendas. Além disso o PureOS também vai receber mais testes,