A Document Foundation lançou hoje o pacote de escritório de código-fonte aberto e multiplataforma LibreOffice 7.1. O programa está disponível para todas as plataformas suportadas. O LibreOffice 7.1 Open-Source Office Suite oficialmente lançado apresenta novos recursos e melhorias.
A grande notícia da The Document Foundation é a chegada do LibreOffice 7.1 Community, uma versão do pacote de escritório popular que é apoiado por voluntários e direcionado ao público em geral, não a empresas. A nova nomenclatura do LibreOffice gerou muita discussão um tempo atrás, quando apareceu o termo Personal Edition.
Nova nomenclatura polêmica
A Document Foundation teve que explicar a nova divisão de seu pacote de escritório LibreOffice em edições “Personal” e “Enterprise” não afetará a funcionalidade, disponibilidade ou licença do software. Na verdade, ajudará a desenvolver o produto com novos recursos dos quais você poderá se beneficiar.
A comunidade LibreOffice 7.1 é apoiada por voluntários e desenvolvedores de empresas que fazem parte do Conselho Consultivo da The Document Foundation. É o caso da Collabora, Red Hat e CIB/Allotropia. Além disso, esta versão não é otimizada para as necessidades de usuários corporativos. Assim, estes podem optar por versões de suporte de longo prazo, assistência profissional, recursos personalizados e outros benefícios aqui.
“Isso tem sido um problema para a sustentabilidade do projeto LibreOffice, porque retardou a evolução do software”, disse Ítalo Vignoli.
Isso teve uma dupla consequência negativa para o projeto: um mau uso do tempo dos voluntários, pois eles têm que gastar seu tempo para resolver problemas para negócios que não fornecem nada em retorno para a comunidade, e uma perda líquida para as empresas do ecossistema.
O que há de novidades no LibreOffice 7.1 Open-Source Office Suite oficialmente lançado?
O novo LibreOffice 7.1 apresenta:
- uma nova caixa de diálogo que permite selecionar o tipo de interface do usuário de sua escolha no início;
- nova caixa de diálogo de adições que permite você pesquisa, baixa e instala extensões com um único clique;
- bem como a capacidade de exibir todos os arquivos suportados ao adicionar uma nova extensão no Extension Manager.
Além disso, o LibreOffice 7.1 também:
- Melhora a caixa de diálogo Visualizar impressão para torná-la atualizada de forma assíncrona. Assim, evita que bloqueie a interface do usuário ao ajustar as configurações na caixa de diálogo Imprimir.
- Além disso, esta versão melhora a funcionalidade de pesquisa de um tamanho de papel de impressora correspondente para o documento impresso;
- e melhora ainda mais a interoperabilidade com os formatos de documentos proprietários da Microsoft (DOCX, XLSX e PPTX).
Para o Writer, o LibreOffice 7.1:
- adiciona um novo Inspetor de estilo para exibir os atributos de Estilos de parágrafo e caractere.
- Por outro lado, passa a contar com as propriedades formatadas manualmente (Formatação direta);
- melhora a velocidade de localizar e substituir operações;
- adiciona a capacidade de detectar caracteres Unicode mesmo se o arquivo do texto importado não tem BOM (Byte Order Mark);
- e permite que os usuários definam a âncora padrão para imagens recém-adicionadas por meio de Ferramentas> Opções> LibreOffice Writer.
- O Writer também apresenta um novo modo de dobra de contorno para permitir que você dobre todo o texto do título atual para o próximo em seus documentos;
- Além disso, o Writer agora oferece suporte a modelos independentes de localidade;
- vem com várias novas fórmulas de tabela para interoperabilidade do Word, incluindo fórmula de tabela ABS, fórmula de tabela COUNT, fórmula de tabela PRODUCT e fórmula de tabela SIGN;
- e permite alternar campos de entrada e selecionar campos vazios com o mouse.
Para o Calc , o LibreOffice 7.1 traz:
- uma nova opção para desabilitar a colagem com a tecla Enter;
- nova opção que permite selecionar itens na janela do Autofiltro clicando na linha de todos os itens além da caixa de seleção;
- um botão “Reset All” para o Solver diálogo;
- e suporte para nomes com escopo local de folha para a função INDIRETA.
- O Calc também recebeu melhorias significativas de velocidade para verificação ortográfica;
- pesquisa no Autofilter;
- bem como operações de localização e substituição.
Para Impress & Draw, o LibreOffice 7.1:
- permite adicionar assinaturas visíveis a arquivos PDF existentes no Draw;
- introduz a detecção de arquivos de 0 byte com base na extensão no Impress;
- permite alterar animações para vários objetos de uma vez no Impress;
- adiciona novos recursos de animação com base na física e novas predefinições de efeito de animação que os utilizam;
- adiciona sombras suaves e desfocadas realistas aos objetos;
- e novos botões “Pausar/Continuar” e “Sair” na tela.
Entre outras mudanças, o LibreOffice 7.1:
- melhora o filtro de importação e exportação DOCX com suporte para controle de alterações em tabela flutuante;
- suporte para manter o espaçamento abaixo do último parágrafo no cabeçalho de arquivos DOC e DOCX;
- capacidade de importar fórmulas em tabelas de texto e exportar campos de fórmula e tratamento aprimorado de resultados de campo em cache no Writer.
Por último, esta versão apresenta as bibliotecas ScriptForge, uma coleção extensível e robusta de recursos de script de macro para LibreOffice que podem ser chamados de scripts do usuário Basic ou Python;
- suporte completo para cores HTML no Math;
- várias melhorias SmartArt ao importar de arquivos PPTX;
- e um novo widget com visualização de estilos para o tema Notebookbar com guias.
Por outro lado, existem inúmeras outras melhorias para tornar o LibreOffice mais estável e confiável ao editar seus documentos, e muitas melhorias de localização. Então, para mais detalhes e para ver os novos recursos em ação, você pode conferir o vídeo abaixo ou as notas de lançamento completas.
Além disso, você pode baixar o LibreOffice 7.1 agora mesmo do site oficial para instalá-lo em sua distribuição GNU/Linux.
9to5 Linux