Antes do LibreOffice 7.2 Alpha desta semana e do congelamento e ramificação de recursos no mês que vem, o código de suporte do kit de ferramentas GTK4 começou a chegar neste pacote de escritório de código aberto. Portanto, a nova versão do LibreOffice desenvolve código de suporte para GTK4 que poderá ser testada em breve.
Caolán McNamara da Red Hat tem liderado a tarefa de obter suporte do kit de ferramentas GTK4 adicionado ao LibreOffice com o impulso inicial ocorrido nesta semana.
Não fique muito animado no momento, pois ainda é um trabalho em andamento, mas parece caminhar bem o suficiente para fazer parte do LibreOffice 7.2 em vez de ser desviado para o próximo ciclo. O pull inicial de duas mil linhas de código em cima do suporte GTK3 existente minimizou a usabilidade dele. Porém, então, no dia anterior, vimos mais de duas dúzias de commits refinando ainda mais esse código GTK4.
Entre os commits posteriores estão a obtenção do código do kit de ferramentas para que o LibreOffice possa iniciar sem travar, conectando vários recursos ao código GTK4, vários bits de manipulação de eventos e outras adaptações às interfaces GTK4.
Aqueles que desejam seguir a introdução do suporte GTK4 dentro do LibreOffice podem ver esses commits do Git. O lançamento do LibreOffice 7.2 deve ocorrer em agosto.
LibreOffice mescla suporte inicial para compilar em WebAssembly
Integrado ao LibreOffice está o suporte inicial para uma compilação cruzada baseada em EmScripten e compilação para WebAssembly (WASM) para execução no navegador ou potencialmente rodando no desktop de uma maneira portátil como o Wasmer. Vários commits WASM já apareceram e fazem parte do LibreOffice.
Esta documentação descreve as etapas de construção do WASM envolvidas. Também foi adicionado um aplicativo de demonstração simples que acaba sendo um Mandelbrot com o kit de ferramentas Qt5. Esta transferência do LibreOffice para WebAssembly usando o conjunto de ferramentas EmScripten já está em andamento há algum tempo. Existe esta página do Wiki que descreve alguns de seus trabalhos.
A fusão do código WASM vem antes do lançamento planejado do LibreOffice 7.2 Alpha 1 na próxima semana. O congelamento de recursos e ramificação do LibreOffice 7.2 está programado para acontecer no início de junho, seguido pelo início das versões beta. LibreOffice 7.2 estável deve ser lançado no final de agosto.
O LibreOffice 7.2 também está trazendo uma série de melhorias para seu processador de texto Writer, renderização de texto mais rápida graças ao cache de fontes aprimorado, melhorias de desempenho da planilha do LibreOffice Calc e melhorias contínuas no filtro de importação e exportação.