O ano começou com mais uma importante baixa no mundo Linux, além do fim do CentOS 8. É que o famoso desenvolvedor do Projeto Solus, que ocupava o cargo de Líder de Experiência, Joshua Strobl, anunciou que está deixando o projeto. No entanto, ele garante que vai continuar o desenvolvimento do também aclamado ambiente desktop Budgie. Ele já estava no projeto Solus há quase 7 anos e, desde 2018, era estava na co-liderança de todo o trabalho do sistema, com foco maior no desktop Budgie. O anúncio ocorreu no primeiro dia do ano, por meio do Twitter:
Como muitos de vocês sabem, eu já havia anunciado planos de transmissão durante o início deste novo ano para iniciar o desenvolvimento de uma nova infraestrutura da web e finalizar alguns itens de desenvolvimento. Streams são cancelados em parte disso: estou me demitindo de Solus.
Joshua Strobl alega muitas questões que o levaram a se afastar da contribuição ao desenvolvimento do projeto como um todo.
Para resumir por que estou renunciando ao Solus, tentei levantar uma ampla gama de questões que afetam a capacidade de contribuir para o Solus, tanto de mim mesmo quanto de outras pessoas na comunidade. Quero ser claro, não tenho sido um líder perfeito. Em tudo. Tem sido uma experiência de aprendizado como tudo o mais e, nos últimos dois anos, tentei genuinamente estar mais aberto a feedback, propostas, mudanças e assim por diante. Às vezes fico impaciente. Às vezes, eu não levava o feedback a sério. Eu sou apenas humano.
A carta de demissão na íntegra está no link do Pastebin.
Líder de desenvolvimento abandona Projeto Solus
A informação também foi confirmada pela conta oficial do Solus no Twitter. O Projeto Solus, entretanto, diz que eles continuarão em sua missão, embora com algumas mudanças pela frente.
Em sua carta de demissão, Joshua diz que ainda planeja manter o ambiente de desktop Budgie e está até procurando estabelecer uma nova organização Budgie. Olhando para o futuro, ele também planeja se juntar ao projeto SerpentOS. SerpentOS é a distribuição iniciada por Ikey Doherty, o criador original do Solus. Quem tiver interesse em conhecer a plataforma deve visitar o site SerpentOS.com.
À luz do anúncio de Josh de deixar o projeto, só quero garantir a todos que ainda planejamos manter as luzes acesas. Haverá algumas mudanças na estrutura e funções da equipe. Espero ter mais para compartilhar nas próximas semanas, afirmou Betrice, que também faz parte do projeto Solus.
A distribuição Solus ganhou um bom número de usuários principalmente graças ao desktop Budgie.