A Python Software Foundation nomeou um novo Developer in Residence (DIR) para trabalhar em tempo integral na linguagem de programação Python e apoiar sua comunidade de desenvolvedores.
O desenvolvedor central Lukasz Langa, que também atua como gerente de lançamento do Python 3.8 e 3.9, será encarregado da administração diária do CPython, supervisionando as contribuições de voluntários para a linguagem de programação e lidando com atrasos de problemas.
Isso inclui lidar com problemas e pedidos pendentes de pull, manter a integração contínua (CI) e o conjunto de testes e fornecer uma orientação sobre quais partes do projeto Python precisam de mais trabalho.
Linguagem de programação Python tem desenvolvedor em tempo integral
Langa comparou o papel DIR ao de um Python “janitor” que trabalhou ao lado do Python Steering Council e equipe de desenvolvimento do núcleo para manter o progresso da linguagem de programação que flui sem problemas. “Em vez de dizer aos outros o que fazer, o DIR deve ser um administrador, às vezes um zelador, para ajudar a acelerar o momento existente, desbloqueando o progresso e garantindo que as mudanças possam ser implementadas a tempo e com qualidade suficiente”, escreveu Langa em seu blog pessoal.
Langa também participará da comunicação oficial sobre o projeto Python e realizará pesquisas para ajudar a entender como os voluntários contribuem para o projeto e o financiamento que ele recebe.
O cargo durará um ano, embora a Python Software Foundation (PSF) tenha dito que poderia ser estendido além disso “se o programa for bem-sucedido e o PSF levantar fundos suficientes”.
Popular e crescendo
Python é uma das linguagens de programação mais populares e de crescimento mais rápido do mundo, mas foi desenvolvida e mantida principalmente por voluntários.
Com o criador Guido van Rossum trabalhando agora na Microsoft para acelerar o Python, há apenas três desenvolvedores dedicados a trabalhar no projeto em tempo integral, um dos quais inclui Victor Stinner, que é pago pela Red Hat para manter o desenvolvimento upstream e downstream do Python.
Langa disse que essas três pessoas “já estavam visivelmente mais ativas do que uma grande parte da equipe que é voluntária em seu tempo livre” e que, ao ajudar a obter contribuições e resolver atrasos, o projeto poderia atrair um fluxo mais constante de contribuições e potencialmente trazer novos desenvolvedores de núcleo a bordo.
“Lidar com o acúmulo de pedidos exigirá a criação de um plano de longo prazo sobre como gerenciar isso daqui para frente. Em termos práticos, haverá muita revisão pessoal de solicitação de pull e triagem de problemas, bem como coordenação com outros desenvolvedores / mantenedores essenciais de módulos para resolver problemas e mesclar solicitações de pull “, disse ele.
Função do CPython
A função DIR para CPython é inspirada no sucesso do Django Fellowship Program, uma iniciativa por meio da qual contratados são pagos para gerenciar algumas das tarefas administrativas e de gerenciamento da comunidade do projeto Django que, de outra forma, poderiam consumir tempo do trabalho de desenvolvimento na web Python estrutura em si.
Isso pode ser especialmente benéfico à medida que o CPython muda para o Python 3.11, que deve trazer um aprimoramento de desempenho significativo para a linguagem de programação e muitas novas mudanças implementadas rapidamente.
“Fornecer um par adicional de mãos para ajudar a descobrir e resolver regressões em mudanças desenvolvidas rapidamente, como o impulso atual para desempenho, terá um impacto tremendo na velocidade do Python 3.11, mas também em sua estabilidade e compatibilidade com versões anteriores”, disse Langa.
“Uma peça importante do quebra-cabeça é melhorar, estabilizar e manter o conjunto de testes e o CI que o executa, incluindo buildbots. Garantir que as mudanças sejam boas por meio de CI rápido e confiável é uma das maneiras mais diretas de o O DIR pode afetar positivamente a experiência do desenvolvedor para o resto da equipe.”
Via ZDNet