O desenvolvedor Linus Torvalds inclui Programador extensível “sched_ext” no Linux 6.11. O código “sched_ext” do agendador extensível provou ser bastante versátil para abrir um melhor desempenho de jogos Linux, prototipar mais rapidamente novas mudanças de agendador, o Ubuntu e Canonical tem avaliado por buscar um design mais micro-kernel e muitas outras abordagens interessantes com ele. No entanto, ele permaneceu fora da árvore, mas isso agora está mudando com o próximo ciclo do Linux 6.11.
Linus Torvalds como o ditador benevolente para a vida “BDFL” do kernel Linux anunciou que pretende fundir os patches sched_ext para Linux 6.11, embora tenha havido algumas objeções por outros desenvolvedores de kernel. Torvalds sente que o código sched_ext está pronto o suficiente e fornece valor real para o kernel Linux principal. Não vale a pena arrastar sched_ext continuar fora da árvore.
Linus Torvalds inclui Programador extensível “sched_ext” no Linux 6.11
Torvalds usou sua autoridade hoje no thread da lista de discussão do kernel Linux em torno dos patches v6 do sched_ext para anunciar sua intenção de mesclar o código com o Linux 6.11:
“Sinceramente, não vejo motivo para adiar mais isso. Todo esse patchset foi a principal discussão (privada) na cúpula de mantenedores do kernel do ano passado, e eu não acho nenhum valor em ter a mesma discussão (seja off-list ou como um evento real) na próxima cúpula de mantenedores um ano depois, então para fazer qualquer tipo de progresso sensato, meu plano atual é fundir isso para 6.11.
Pelo menos dessa forma, estamos fazendo progressos, e a discussão no KS 2024 pode ser sobre minha acuidade mental – ou falta dela – em vez de repetir a mesma coisa que claramente não fez progresso no ano passado.
Eu nunca acreditei muito em tentar fazer todo mundo feliz com código que está fora da árvore – é melhor trabalharmos juntos nisso na árvore.
E usar o argumento “para aceitar isso, alguma outra coisa tem que ser consertada primeiro” também não funciona bem (e isso tem sido discutido há mais de uma década em várias cúpulas de mantenedores).
Talvez as pessoas que têm preocupações sobre isso possam trabalhar nessas preocupações quando está na árvore.
Também não acredito no argumento que foi usado (várias vezes) de que o agendador BPF impediria as pessoas de participar do desenvolvimento do agendador. Pessoalmente, acho que a principal coisa que impede as pessoas de participar são barreiras muito altas à participação.
De qualquer forma, este é o heads-up para Tejun para por favor apenas me enviar um pedido pull para a próxima janela de mesclagem.
E para todo mundo como um “está acontecendo” heads-up.”
Portanto, sem qualquer mudança de planos de última hora entre agora e meados de julho, quando a janela de mesclagem do Linux 6.11 for aberta, procure sched_ext no próximo ciclo do kernel.