E finalmente, ele chegou sem surpresas. Conforma o previsto, foi lançado o kernel Linux 5.11 estável e esta versão vem com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS. Esta é uma boa maneira de celebrar o Carnaval que não houve por aqui ou o Dia dos Namorados nos Estados Unidos e outros países. Linus Torvalds até mudou o codinome do kernel para a ocasião para ser o kernel “Edição do Dia dos Namorados”.
Embora tenha havido um bom número de mudanças mescladas na semana passada, Linus ainda foi em frente hoje e lançou o Linux 5.11 em vez de adiar com mais um release candidate, ou o agora descartado Linux 5.11-rc8.
Então, como parte das correções desta semana estava a mudança importante do CPUfreq para resolver a regressão de desempenho da AMD. Agora, não apenas os laptops, desktops, servidores AMD Zen 2/3 se recuperaram dessa regressão, mas também tem desempenho mais rápido do que as séries anteriores do kernel.
Linux 5.11 lançado com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS
Torvalds escreveu no anúncio de hoje do 5.11:
Já tenho várias solicitações de pull agendadas para amanhã, então estamos prontos para a janela de mesclagem começar. Mas, por enquanto – e sim, eu sei que é Dia dos Namorados aqui nos EUA – talvez dê um bom teste a este lançamento antes de voltar e brincar com os kernels de desenvolvimento. Tudo bem? Porque tenho certeza que sua [outra pessoa] entenderá.
Nesta semana, publicamos as as 11 alterações mais interessantes do Linux 5.11. Entre as principais mudanças ou recursos, estão o escalonamento inteiro da Intel para o aumento de desempenho da AMD com schedutil (e ondemand) graças aos patches mais recentes, gráficos AMD Green Sardine, mais trabalho de habilitação Intel Alder Lake e muito mais. Há também nossa lista completa de recursos do Linux 5.11.
Agora, abre-se a janela de mesclagem do Linux 5.12, que deve ser uma versão repleta de recursos .