Linux 5.11 terá melhor suporte para teclados de laptops de jogos ASUS

Linux 5.11 terá melhor suporte para teclados de laptops de jogos ASUS

Se você gosta do hardware ASUS e a tecnologia ASUS ROG, prepare-se? Para quem usa Linux, parece que o Kernel 5.11 trará um suporte melhor para esses teclados dos laptops da ASUS. 

Segundo o desenvolvedor Luke Jones em abril último, se falava no projeto ROG-Core, com o objetivo de melhor suportar os laptops ASUS ROG no Linux. Desde então, o trabalho parece progredir. Por enquanto, nada é oficial. Tudo será feito por desenvolvedores da comunidade, uma vez que a ASUS não fará isso sozinha.

Jones mencionou que agora eles têm um novo conjunto de projetos no GitLab para atender a maior parte desses dispositivos. Assim,  estariam lentamente recebendo partes do Linux de forma correta.

Linux 5.11 terá melhor suporte para teclados de laptops de jogos ASUS

Linux 5.11 terá melhor suporte para teclados de laptops de jogos ASUS

 

Com um novo patch sendo enviado para o git do kernel do Linux, que adiciona suporte adequado para o teclado ASUS N-Key. Parece que eles usam o mesmo productId de “0x1866” em quase todos os seus laptops para jogos modernos, então o suporte a esse patch deve ser bem amplo. O patch proposto habilita “teclas de atalho Fn +, controle de brilho da luz de fundo do teclado” e faz alguns ajustes na inicialização de tudo para que funcione bem.

O teclado ASUS N-Key usa o productId de 0x1866 e é usado em quase todos os laptops para jogos ASUS modernos com pequenas mudanças no firmware. Este patch permite: Teclas de atalho Fn +, controle de brilho da luz de fundo do teclado. Além disso, este teclado requer que a interface LED seja inicializada antes que coisas como o controle da luz de fundo do teclado funcionem, afirma Luke D Jones.

Jones também mencionou que eles “também estão trabalhando em correções de som para alguns desses latops, como G14 e G15. Embora o tempo seja escasso e o trabalho seja árduo. GX502 teve correções de som para conectores de áudio fundidos um tempo atrás.” .

É bom ver que os usuários que tentam usar o Linux no hardware ASUS têm menos problemas. Cada pequeno problema se soma.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile