Linux Foundation lança a High Performance Software Foundation

Linux Foundation lança a High Performance Software Foundation
Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+

A Linux Foundation lança a High Performance Software Foundation. De volta à Supercomputing 23, a Linux Foundation anunciou sua intenção de formar a High Performance Software Foundation para ajudar a promover o software de código aberto para computação de alto desempenho (HPC).

A Linux Foundation está usando a ISC 24 esta semana em Hamburgo, Alemanha, para anunciar que a High Performance Software Foundation foi lançada.

A High Performance Software Foundation está agora estabelecida e com o objetivo de:

“A HPSF visa construir, promover e avançar uma pilha de software de núcleo portátil para computação de alto desempenho (HPC), aumentando a adoção, reduzindo as barreiras à contribuição e apoiando os esforços de desenvolvimento.

A HPSF se beneficia de um forte suporte em todo o cenário de HPC, incluindo os membros Premier Amazon Web Services (AWS), Hewlett Packard Enterprise (HPE), Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) e Sandia National Laboratories (SNL); Membros Gerais AMD, Argonne National Laboratory (ANL), Intel, Kitware, Los Alamos National Laboratory (LANL), NVIDIA e Oak Ridge National Laboratory (ORNL); e Membros Associados da Universidade de Maryland, Universidade de Oregon e Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC).

O HPSF criará um comité técnico consultivo (TAC) para gerir grupos de trabalho que abordem uma variedade de tópicos de HPC. Com base em organizações membros e participantes da comunidade, o TAC seguirá um modelo de governança baseado na Cloud Native Computing Foundation (CNCF). “

Linux Foundation lança a High Performance Software Foundation

Participação bastante ampla em toda a indústria, incluindo da AMD, Intel e NVIDIA, mas surpreendentemente não Arm.

O HPSF estará trabalhando em projetos de código aberto, como o gerenciador de pacotes Spack, Kokkos, Viskores, HPCToolkit, Apptainer e E4S. Também haverá iniciativas em torno de suporte à arquitetura, testes de desempenho e benchmarking, e colaboração com outros projetos da Linux Foundation.

O HPSF está sendo lançado com os seguintes projetos técnicos iniciais de código aberto:

  • Spack: o gerenciador de pacotes HPC.
  • Kokkos: um modelo de programação portátil de desempenho para escrever aplicativos C++ modernos de forma independente de hardware.
  • Viskores (anteriormente VTK-m): um kit de ferramentas de algoritmos de visualização científica para arquiteturas de aceleradores.
  • HPCToolkit: ferramentas de medição e análise de desempenho para computadores que vão de sistemas desktop a supercomputadores acelerados por GPU.
  • Apptainer: Anteriormente conhecido como Singularity, o Apptainer é um projeto da Linux Foundation que fornece um subsistema de contêiner otimizado para computação e HPC de alto desempenho, com todos os recursos.
  • E4S: uma distribuição curada e endurecida de pacotes de software científico.

Veja o comunicado de imprensa para mais detalhes. O novo site da fundação pode ser encontrado em HPSF.io.