Uma versão de testes da distribuição Linux Lite 5.8 está disponível para testes e a versão final estável deve chegar apenas dia 1º de fevereiro de 2022. Pelo menos é o que garante o criador e desenvolvedor desta distribuição, Jerry Bezencon em um anúncio oficial na página do projeto. O Linux Lite é uma das distribuições mais indicadas para quem acabou de sair do Windows e começa a conhecer o Linux.
O sistema tem por base o Ubuntu 20.04.3 LTS que faz parte da série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). Por ser LTS tem suporte de longo prazo da Canonical. Assim, o sistema possui muitos componentes atualizados, correções de bugs, mudanças e ajustes.
Entretanto, não espere grande alterações, uma vez que o Linux Lite 5.8 é somente incremental das versões anteriores da série Linux Lite 5. Assim, podemos destacar somente alguns detalhes que chegarão em breve e que podem ser testadas agora. Uma das novidades é o tema de ícone do Papirus atualizado e nove novos papéis de parede. Isso tem o objetivo de tornar a sua experiência de desktop Linux Lite mais agradável. Jerry Bezencon afirma que há muitos outros ajustes e mudanças incluídos na versão final. Outra mudança é um manual de ajuda atualizado para novos usuários.
Linux Lite 5.8 tem lançamento previsto para 1º de fevereiro de 2022
Porém, as mudanças não se restringem a isso. Há componentes importantes atualizados a partir dos repositórios upstream do Ubuntu 20.04.3 LTS. Podemos destacar o kernel Linux 5.4.0-91 e o navegador Mozilla Firefox 95.0.1. Outros itens são:
- o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 78.14.0;
- o pacote de escritório LibreOffice 6.4.7.2;
- reprodutor de mídia VLC 3.0.9.2;
- editor de imagem GIMP 2.10.18;
- e o Xfce 4.14 é chega como o ambiente de área de trabalho padrão.
Porém, uma das coisas mais importantes deste sistema é que ele permite atualizar com facilidade o kernel Linux. Assim, os usuários poderão instalar facilmente o kernel Linux 5.15 LTS na versão final da distribuição Linux Lite 5.8, que está programada somente para o dia 1º de fevereiro de 2022. Até então, se você quiser ajudar o desenvolvedor a resolver problemas de última hora ou apenas dar feedback sobre esta versão, pode baixar e testar o Release Candidate (RC1). No entanto, saiba que esta é uma versão de pré-lançamento, não adequada como uso no dia a dia. Além disso, não é possível atualizar do RC para a versão final.
Via 9to5Linux