Linux Mint 21.3 EDGE muda para Linux 6.2 devido a problemas de hardware

Linux Mint deve bifurcar mais software GNOME e tornar XApp mais independente
linux mint

Problemas sérios fizeram a equipe de desenvolvedores do Linux Mint aplicarem uma mudança importante na distribuição. Assim, a partir de agora, o Linux Mint 21.3 EDGE muda para Linux 6.2 devido a problemas de hardware.

Dado o ritmo de suporte e melhorias de hardware atualmente, é bastante triste que o Linux Mint 21.3 continue com o kernel Linux 5.15 LTS como padrão, que é o padrão não-HWE do Ubuntu 22.04 LTS no qual o sistema operacional é baseado. Mas pelo menos as ISOs do Linux Mint 21.3 EDGE estão sendo lançadas para tornar o Linux 6.2 facilmente disponível para aqueles com requisitos de suporte de hardware mais recentes.

O próximo Linux Mint 21.3, que foi lançado como beta em dezembro, continua a usar o kernel Linux 5.15 como o kernel GA original do Ubuntu 22.04 LTS para o qual a série Linux Mint 21 é derivada. Enquanto isso, o Linux 6.6 é a mais recente série upstream estável no momento, com o Linux 6.7 previsto para ser lançado na próxima semana. 

Dado o foco do Linux Mint em ser uma distribuição Linux de desktop agradável e fácil de usar, é triste ver o kernel desatualizado por padrão, especialmente kernels muito mais novos são necessários para o hardware Intel e AMD de última geração, entre outros dispositivos/periféricos que precisam de um kernel mais novo ou oferecendo melhor desempenho/recursos no kernel mais recente.

Linux Mint 21.3 EDGE muda para Linux 6.2 devido a problemas de hardware

Na atualização de status de dezembro de agora para o projeto Linux Mint, eles compartilharam que em breve ofereceriam alguns novos ISOs “EDGE” que avançam para o Linux 6.2:

“Durante os testes BETA, identificamos problemas de compatibilidade entre o Linux Mint e os novos dispositivos de hardware (gráficos AMD recentes, mas também chipsets sem fio e controladores SSD usados ??em laptops Acer). Eles são resolvidos com a atualização da série de kernel de 5.15 para 6.2.

Portanto, prepararemos um novo EDGE ISO para Linux Mint 21.3 enviado com um kernel 6.2.”

O Linux 6.2 é pelo menos melhor que o 5.15, mas ainda está bem atrás do mais atual. O Linux 6.2 também é EOL, sendo o Linux 6.1 a série LTS do ano passado. De qualquer forma, aqueles que desejam executar um kernel mais recente podem sempre usar o Ubuntu Mainline Kernel PPA no Linux Mint ou outros derivados baseados no Ubuntu para o desenvolvimento mais recente ou versões de kernel estáveis.