Linux Mint Debian Edition (LMDE) 5 Beta está disponível para testes

Cinnamon 5.4 lançado para Linux Mint 21 “Vanessa”
Nova ferramenta de atualização do Linux Mint entra em teste beta

A próxima versão do sistema operacional LMDE (Linux Mint Debian Edition) 5 beta já está disponível para testes públicos. O lançamento da versão estável, porém, só deve acontecer mesmo no final do mês de março de 2022.

Baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e alimentada pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo , a distribuição LMDE 5 “Elsie” vem com a pilha de software atualizada presente no Linux Mint 20.3 “Una” versão e o ambiente de desktop Cinnamon 5.2 mais recente por padrão.

O trabalho no LMDE 5 começou no início de janeiro de 2022, logo após o lançamento do Linux Mint 20.3. Este sistema deriva da série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), mas é construído em cima de uma base Debian GNU/Linux 11. A principal função disso é que os desenvolvedores do Linux Mint testem a compatibilidade de um conjunto próprio de software com o Debian GNU/Linux em preparação para o próximo grande lançamento do Linux Mint, ou seja, o Linux Mint 21.

Linux Mint Debian Edition (LMDE) 5 Beta está disponível para testes

Linux Mint Debian Edition (LMDE) 5 Beta está disponível para testes
Linux Mint Debian Edition (LMDE) 5 Beta está disponível para testes

No entanto, além da base Debian Bullseye e do kernel Linux 5.10 LTS mais recente, não há diferença significante entre o LMDE 5 e o Linux Mint 20.3.

O resultado é um pouco decepcionante porque parece e se parece com o Linux Mint 20.3. Sob a superfície, porém, ele apresenta uma base Debian 11 cujo software é mais recente que o Ubuntu 20.04 e que nos dá uma prévia de alguns dos desafios que enfrentaremos no Linux Mint 21, disse Clement Lefebvre.

Então, se você quiser fazer um test drive da versão beta do LMDE 5, você pode baixar as imagens ISO oficiais live para sistemas de 64 bits ou 32 bits agora mesmo clicando nos links de download abaixo. No entanto, lembre-se de não instalar esta versão de pré-lançamento em uma máquina de produção!

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile