Uma das distribuições mais usadas, o Linux Mint deve bifurcar mais software GNOME e tornar XApp mais independente. De acordo com a última publicação no blog do sistema operacional, o Linux Mint anunciou a existência de testes contínuos para acesso mais rápido e confiável ao repositório por meio da CDN Fastly.
Além disso, há outros acontecimentos mais interessantes em relação aos softwares. Assim, por exemplo, temos a possibilidade de que os desenvolvedores bifurquem mais aplicativos GNOME. Por outro lado, procuram tornar os aplicativos XApp mais independentes de distribuição.
Os desenvolvedores do Linux Mint trabalharam em vários aplicativos e os enviaram sob seu guarda-chuva XApp. Eles agora estão procurando torná-lo mais independente. Muitos XApps já são empacotados para outras distribuições Linux, mas menos usados por padrão.
Linux Mint deve bifurcar mais software GNOME e tornar XApp mais independente
Espera-se que um XApp mais independente permita uma colaboração mais efetiva com outras distribuições Linux e ver mais contribuições de outras partes. Como parte disso, eles estão procurando o XApp para ter seus próprios repositórios GitHub, site próprio, etc.
Como parte da biblioteca Adwaita atendendo apenas às necessidades do GNOME e aplicativos que dependem do libAdwaita realmente sendo focado no GNOME, eles estão procurando forjar versões GTK3 mais antigas de diferentes aplicativos do GNOME para mantê-los como parte do XApp. Entre os novos aplicativos que eles estão olhando para forking são Celluloid, GNOME Calculator, Simple Scan, Baobab, Monitor do Sistema, GNOME Calendar e File Roller.
A atualização de abril do Linux Mint continua a observar:
“libAdwaita é apenas para GNOME e GNOME. Não podemos culpar o GNOME por isso, eles foram muito claros sobre isso desde o início. Ele foi feito especificamente para o GNOME ter mais liberdade e construir seu próprio ecossistema sem impactar o GTK.
Queremos enviar um sinal forte a montante e para outros projectos. Não podemos e não suportaremos aplicativos que não suportem nossos usuários e ambientes.
Não podemos promover aplicativos para nossos usuários que não oferecem suporte aos nossos usuários. O gerente de software estará atento a isso daqui para frente e listará softwares compatíveis por padrão.”