Linux no Windows 10: WSL oferece suporte a aplicativos com interface gráfica

Linux no Windows 10: WSL oferece suporte a aplicativos com interface gráfica

Uma novidade há muito tempo aguardada recebeu o anúncio oficial durante a conferência de desenvolvedores BUILD 2021 da Microsoft. ..O Windows Subsystem for Linux (WSL) oferece suporte a aplicativos com interface gráfica e torna o Linux no Windows 10 uma realidade cada vez mais próxima. A promessa já durava pelo menos um ano. Na verdade, esta nem é uma surpresa tão grande assim, pois uma versão preliminar já havia sido mostrada anteriormente. Porém, agora, a execução de aplicativos Linux com interface gráfica dentro do Windows Subsystem para Linux 2 é uma realidade para todos os usuários.

Isso basicamente oferece a oportunidade de executar aplicativos Linux como se estivessem em uma instalação nativa do sistema operacional, com tudo e até mesmo a decoração de janela mais recente.

WSL 2, ou como o Linux já vive completamente dentro do Windows 10

Linux no Windows 10: WSL oferece suporte a aplicativos com interface gráfica
Imagem: Genbeta

A grande vantagem do WSL 2 é que ele permite o teste, desenvolvimento e a execução de aplicativos Linux GUI completos em um computador Windows 10 sem a necessidade de configurar uma máquina virtual tradicional.

Lembre-se de que WSL é um conjunto de tecnologias de virtualização que conseguiram integrar seu próprio kernel Linux ao Windows, para que os usuários possam executar funções Linux junto com aplicativos tradicionais do Windows.

Esses novos recursos permitem que as ferramentas do Linux em execução em WSL aproveitem a GPU do computador para usar a aceleração de hardware e, graças ao trabalho que foi concluído no Mesa 21.0, qualquer aplicativo que execute renderizações 3D complexas pode tirar proveito do OpenGL para acelerá-lo usando o GPU em sua máquina com Windows 10. Tudo isso permite que alguns dos aplicativos mais complexos sejam executados sem problemas.

Tudo funciona nativamente, sem a necessidade de servidores X de terceiros. Para isso, o Windows 10 lança uma distribuição especial chamada CBL-Mariner que contém um servidor Wayland, um servidor X e um servidor Pulse Audio, entre outros elementos.

Assim, quando rodamos um aplicativo Linux com interface gráfica, ele pode funcionar em nosso desktop Windows 10 como se fosse nativo, com todos os recursos e suporte de áudio e microfone.

Mais atenção aos desenvolvedores com melhorias no Terminal do Windows

Além de todas as novidades no WSL, o novo Terminal Windows acaba de lançar sua versão 1.9 e, embora ainda esteja em uma versão preliminar, o novo console da Microsoft   continua a melhorar.

O Windows Terminal 1.9 vem com um novo recurso chamado “Modo Quake“, um modo que permite aos usuários abrir rapidamente uma nova janela de terminal de qualquer lugar no Windows com um simples atalho de teclado.

Via Genbeta

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile