Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA

Pode levar quatro anos para que vulnerabilidades em software de código aberto sejam detectadas
GitHub contabilizou mais de 56 milhões de desenvolvedores na plataforma, com mais de 60 milhões de novos repositórios. Imagem: GitHub.

O relatório anual Octoverse do GitHub está disponível. Ele descobriu que o Visual Studio Code ou VSCode (19.1K) da Microsoft, o Azure Docs (14K) e o Flutter (13K) foram os principais projetos de código aberto no total de colaboradores que realizaram contribuições no repositório do GitHub no ano passado, seguidos por projetos como o TensorFlow do Google (9,9K), o Kubernetes (6.9K) e a estrutura React Native criada pelo Facebook.

O relatório anual que analisa as tendências e os marcos do repositório de códigos adquiridos pela Microsoft no ano passado também constatou que os repositórios com tópicos como “deep learning”, “processamento de linguagem natural” e “machine learning” cresceram em popularidade nos últimos anos. Além disso, o GitHub agora é usado por mais de 40 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

Contribuições do repositório GitHub

A maioria das contribuições do repositório vem de fora dos Estados Unidos desde 2014, mas o último relatório Octoverse diz que mais de 80% das contribuições do repositório agora vêm de fora dos EUA.

Um total de 44 milhões de repositórios foram feitos no ano passado. Ainda mais, o GitHub ultrapassou o marco de 100 milhões de repositórios em novembro de 2018.

Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA
As linguagens de programação mais populares. Imagem: Reprodução | Venture Beat.

O JavaScript continua sendo a linguagem mais popular usada pelos desenvolvedores no GitHub. Além disso, pela primeira vez na história do GitHub, o Python venceu o Java para ser reconhecido como a segunda linguagem de programação mais usada.

Dart, a linguagem de programação do kit de ferramentas de interface do usuário do Google chamado Flutter, é a linguagem que mais cresce, seguida por Rust, HCL, Kotlin e TypeScript.

Os países africanos lideram o crescimento percentual nos repositórios de código aberto, sendo o crescimento mais alto na Nigéria, Quênia, Tunísia e Marrocos. Em toda a África, as contribuições aumentaram em 40%, mais do que em qualquer outro continente. No entanto, as maiores contribuições gerais do repositório vieram da Ásia, Europa e América do Norte.

Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA
Imagem: Reprodução | Venture Beat.

Além disso, o relatório descobriu que 760.000 desenvolvedores estão aprendendo a codificar no GitHub Student Developer Pack.

Por sim, o relatório Octoverse 2019 foi lançado antes do GitHub Universe, a reunião anual da comunidade da empresa, onde novas ferramentas de desenvolvedor devem ser anunciadas.

Neste artigo, você viu que mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA.

Fonte: Venture Beat

Leia também:

Como utilizar o Git no Github

Como utilizar o Git no Github (final)

GitHub adquire Semmle para ajudar os desenvolvedores a detectar explorações de código

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile